Ação faz parte da programação de aniversário da cidade e o objetivo é promover um espaço de esporte e lazer para toda a comunidade. O próximo evento é nesta terça-feira, 30, com a entrega de certificados do Programa Capacita Araguaína
Por Giovanna Hermice | Fotos: Marcos Sandes/Ascom
A programação de aniversário dos 63 anos de Araguaína continuou sendo realizada na manhã desta segunda-feira, 29. Mais 10 mil alevinos da espécie tambatinga (caranha) foram soltos no Lago Azul. O evento, na Praia da Via Lago, contou com a participação do prefeito, Wagner Rodrigues, secretários municipais, empresários, crianças da creche CEI Elizabeth Alves Carvalho, Escola Municipal Joaquim Carlos Sabino dos Santos e estudantes da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).
A ação faz parte do Projeto Lago Vivo, realizado pelo Município em parceria com a Rede de Supermercados Campelo. Com essa soltura, o lago chega a 51.500 novos peixes reintroduzidos. Além da preservação do lago, um dos objetivos do projeto é promover um espaço de esporte e lazer para toda a comunidade.
“Um ambiente como esses poucos no estado tem, por isso queremos proporcionar lazer para as famílias por meio da pesca esportiva e fortalecer uma cultura de preservação”, afirmou Wagner.
Ensinando as crianças
Dezenas de alunos do 5º ano da Escola Municipal Joaquim Carlos Sabino dos Santos ajudaram a soltar os alevinos no lago. Para o diretor da unidade, Renato dos Santos, essa participação é uma forma de estimular na prática a educação ambiental. “Trazer as crianças para cá é poder proporcionar o que ensinamos em sala de aula, por isso tenho certeza que elas vão sair daqui com uma outra visão e ainda mais conscientes da importância de preservar o meio ambiente”.
Trabalho em equipe
O Projeto Lago Vivo pretende devolver ao Rio Lontra 200 mil alevinos de espécies nativas da bacia amazônica extintas no local. Para garantir o desenvolvimento dos peixes, a Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico tem realizado o monitoramento e fiscalização da pesca predatória na região.
“É uma ação muito importante para restaurar a microbiota do lago e nossa fiscalização está rotativa e constante. Agradecemos o apoio da polícia ambiental e da guarda municipal que estão dando respaldo para coibir a pesca predatória e incentivar a pesca esportiva. Com essas ações vamos ter um lago mais vivo”, agradeceu a secretária Fernanda Ribeiro.
Capacita Araguaína
O próximo evento da programação de aniversário será na terça-feira, 30, às 16 horas. Serão entregues os certificados para os cursos de barbearia, cabeleireiro, design de sobrancelha, pintura em tecido e outro para mais de 120 novos profissionais de setores como Raizal, Maracanã e Vila Norte. As certificações fazem parte do Programa Capacita Araguaína que tem como objetivo ampliar a formação técnica de moradores na zona rural e em alguns bairros, além de oferecer palestras e oficinas sobre empreendedorismo e cooperativismo.
Programação 63 anos de Araguaína
Dia 30 (terça-feira)
16h - Entrega de certificados de cursos do Programa Capacita Araguaína (Espaço Municipal de Comércio e Cultura Feirinha).
Dia 3/12 (sexta-feira)
19h - Lançamento Natal Araguaína Iluminada e melhorias na Via Lago.
Dia 7/12 (terça-feira)
17h - Implantação oficial da Guarda Municipal (Sede da unidade, Setor Tecnorte).
Dia 9/12 (quinta-feira)
17h - Entrega das obras de drenagem e asfalto do Setor Ana Maria;
18h - Entrega das obras de drenagem e asfalto do Setor Morada do Sol e decoração do Natal Araguaína Iluminada no Pé de Pequi.
Dia 11/12 (sábado)
17h - Marcha para Jesus (saída da Avenida Filadélfia, em frente à Conab);
19h – Shows com Midian Lima, Davi Sacer, Jesse Aguiar, Claudiel Santos, Edivan Silva e Banda Fé-meninas (Via Lago).
Dia 14/12 (terça-feira)
17h - Entrega das obras de asfalto dos setores Beira Lago, Santa Mônica, Santa Helena, Itaipu, Palmas, Vila Bragantina e Jardim Paulista.
Dia 15 (quarta-feira)
9h – Entre de 100 títulos do Programa Casa Legal.
Para garantir o desenvolvimento dos peixes, a Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico tem realizado o monitoramento e fiscalização da pesca predatória na região
“Um ambiente como esses poucos no estado tem, por isso queremos proporcionar lazer para as famílias por meio da pesca esportiva e fortalecer uma cultura de preservação”, afirmou prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues