As palestras realizadas nas UBS de Araguaína são dedicadas ao incentivo da amamentação como principal alimento nos primeiros anos de vida do bebê
Por Felipe Maranhão - Marcos Sandes/Ascom
Durante a programação da Campanha do Agosto Dourado, voltado à conscientização sobre a importância do aleitamento materno, a Secretaria da Saúde de Araguaína tem realizado uma série de atividades voltadas as gestantes e aos pais dos bebês. Um dos objetivos da iniciativa é incentivar a participação do parceiro no apoio ao processo de amamentação da criança.
“Muitas mulheres assumem esse papel com pouca orientação e tendem a ter dificuldade com a amamentação ou até mesmo desistir de amamentar o bebê por conta de uma série de problemas. Por isso além do acompanhamento médico o apoio do pai é importante, para incentivar a mãe a continuar amamentando, além de auxiliar nos cuidados com o bebê”, explicou a palestrante e acadêmica de medicina, Laire Café.
As atividades organizadas pela Superintendência da Atenção Básica seguem um calendário com a programação distribuída entre as 17 UBS (unidades básicas de saúde) de Araguaína e incluem uma série de palestras e rodas de conversa sobre temas como a importância nutricional do leite materno e a prática da amamentação durante o período da pandemia de covid-19.
Pai presente
O estudante de medicina Gustavo Pinheiro, de 25 anos, é pai de gêmeos e conta que sempre levou a sério a participação durante o processo de amamentação dos bebês.
“Hoje meus filhos têm 10 meses de vida e por serem gêmeos, o leite materno não durou muito tempo e eles foram amamentados até os quatro meses. Mas durante todo esse processo eu fiz questão de incentivar a mãe dos meninos a continuar amamentando o máximo possível, pois sei a importância desse alimento para o crescimento saudável das crianças”, contou o estudante.
O aleitamento materno é extremamente importante devido ao seu valor nutricional e é considerada a melhor fonte de nutrição para os bebês, sendo recomendado como alimento exclusivo até os 6 meses de vida da criança, ajudando no desenvolvimento do bebê e fortalecendo o sistema imunológico.
Agosto Dourado
O Agosto Dourado é o mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. O dourado faz alusão à definição da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o leite materno: alimento de ouro para a saúde dos bebês.
Sabe-se que a amamentação, isoladamente, é a estratégia de maior impacto capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças menores de 5 anos em todo o mundo por causas preveníveis. O estímulo da amamentação exclusiva salva nada menos que 6 milhões de crianças por ano.
A Andréia de 22 anos está grávida de 5 meses e diz estar empolgada com a chegada do primeiro filho.
“Essa é uma gravidez muito esperada por mim e pelo meu marido e fiz questão de vir aqui para pegar o máximo de dicas possível. Nós temos que estar preparadas para receber nosso bebê e cuidar da amamentação é cuidar da saúde do meu filho”, disse a dona de casa, Adreia Alves.
Programação
Dia 26 (quinta-feira)
8h e 14h – UBS Dr. Francisco Barbosa (Vila Aliança)
Dia 30 (segunda-feira)
8h – UBS Dr. Dantas (Setor Costa Esmeralda)
Dia 31 (terça-feira)
7h50 – UBS Maria dos Reis (Setor Barros)
8h – UBS Araguaína Sul
"Fiz questão de incentivar a mãe dos meus filhos a continuar amamentando o máximo possível, pois sei a importância desse alimento para o crescimento saudável das crianças”, conta o estudante, Gustavo Pinheiro, pai de gêmeos
"Temos que estar preparadas para receber nosso bebê e cuidar da amamentação é cuidar da saúde do meu filho”, disse a dona de casa, Adreia Alves