Terceira dose passa a ser de 4 meses e é referente ao esquema vacinal das fabricantes Pfizer, Astrazeneca e Coronavac
Por Felipe Maranhão | Foto: Marcos Sandes / Ascom
A partir desta segunda-feira, 20, a Secretaria da Saúde de Araguaína irá reduzir o intervalo para a aplicação da dose de reforço para a população que completou o esquema vacinal contra a covid-19 das fabricantes Pfizer, Astrazeneca e Coronavac. A dose que era aplicada com um intervalo de cinco meses, agora poderá ser aplicada com quatro meses após a segunda vacinação e é destinada a população com idade a partir dos 18 anos.
“O objetivo é alcançar um número maior de pessoas, garantindo a segurança da população com o reforço da vacina. Hoje Araguaína possui doses suficientes para atender toda a população e estamos considerando a situação de vulnerabilidade de novas variantes no país”, explicou a enfermeira da Central Municipal de Imunização, Zaynne Rossana da Costa.
Entre os meses de novembro e início de dezembro, a Secretaria da Saúde chegou a aplicar cerca de 18 mil doses da vacina contra a covid-19. Em dias de pico, a máxima alcançada tem sido de cerca de 900 doses aplicadas por dia entre primeira dose, segunda dose e doses de reforço.
As UBS Dr. Francisco (Vila Aliança) e a Araguaína Sul atendem em horário ampliado, das 7 às 19 horas, sem intervalo. No Setor Ponte e Distrito Novo Horizonte, o atendimento é das 7 às 13 horas. As demais salas de vacinação estão disponíveis das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.