Inscrições estão abertas para que artistas possam realizar apresentações culturais nos locais de vacinação da covid-19. Fichas de inscrição podem ser acessadas no site da Prefeitura
Por Giovanna Hermice
A Prefeitura de Araguaína abriu as inscrições para o Projeto Vacina Mais Arte, por meio das secretarias do Esporte, Cultura e Lazer e da Saúde, que irá contratar artistas da área musical e teatral locais para realizarem apresentações culturais nos locais de vacinação do município. O objetivo é contribuir com a economia artística, criativa e cultural e transmitir mensagens de conscientização da prevenção da covid-19 e sobre a necessidade da imunização.
Além das estratégias já adotadas pela Diretoria de Imunização do Município, de acordo com a enfermeira Zaynne da Costa essa iniciativa irá contribuir para que mais pessoas sejam vacinadas e para a divulgação dos locais de imunização. “As vacinas são aliadas essenciais para o controle da pandemia, por isso o Projeto Vacina Mais Arte vem como uma medida adicional para a conscientização da população quanto à importância da vacina, uma contribuição necessária ao momento”.
O Edital nº 001/2021, das inscrições para o projeto, foi publicado no Diário Oficial nº 2.353, da última quinta-feira, dia 22. De acordo com o documento, as apresentações terão duração de 45 minutos a duas horas.
“O Vacina Mais Arte é importante, pois irá oferecer um suporte para a classe que sofreu muitos impactos econômicos por causa da pandemia e o distanciamento social. Nós apresentamos a proposta para o prefeito que prontamente aprovou o projeto e reconheceu os desafios que essa classe enfrenta”, explicou o secretário do Esporte, Cultura e Lazer, Zeca de Oliveira.
Como funciona
Os interessados deverão inscrever as propostas de apresentações musicais nas categorias de dj, solo, dupla ou banda ou na área das artes cênicas: teatro, dança e circo. O valor para cada apresentação varia entre R$ 500 a R$ 2.000, de acordo com cada modalidade, conforme consta no edital.
As inscrições estão abertas até o dia 30 de dezembro, durante esse período, os artistas selecionados serão chamados gradativamente, de acordo com um cronograma de apresentações estabelecido pelo Município.
Os profissionais interessados devem passar antes por um credenciamento que não garante a contratação. As informações serão analisadas e vão fazer parte do banco de dados da Secretaria Municipal do Esporte, Cultura e Lazer, podendo ser usados para pesquisa e estudos sobre a distribuição demográfica dos profissionais.
Como participar
Poderão participar do Vacina Mais Arte os profissionais já inscritos no Cadastro Cultural de Araguaína, tanto pessoas físicas ou jurídicas. Um contrato de exclusividade deve ser apresentado, no caso de pessoa jurídica. Além disso, as empresas devem possuir CNAE com a devida correspondência à atividade indicada e seguir os critérios estabelecidos no edital.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pela internet, por meio do preenchimento da ficha disponível no site da Prefeitura de Araguaína, anexada com a documentação exigida no edital, que devem ser enviadas ao e-mail vacinarte@araguaina.to.gov.br, ou presencialmente na secretaria, localizada na Avenida Bernardo Sayão, nº 479, no Setor Entroncamento.