Terceira dose deverá ser administrada 6 meses após a última aplicação do esquema vacinal, independente do imunizante aplicado
Por Felipe Maranhão | Foto: Marcos Sandes / Ascom
A Secretaria da Saúde de Araguaína iniciará, nesta sexta-feira, 1º de outubro, a vacinação de reforço contra a covid-19 para os trabalhadores da saúde que já completaram o esquema vacinal, sendo imunizados com as duas doses ou dose única de qualquer fabricante. O reforço deverá ser administrado com pelo menos 6 meses após a aplicação da última dose ou da imunização única do esquema vacinal.
A previsão do Município é aplicar 2.977 doses de reforço até o dia 13 de outubro. Dentro do público-alvo estabelecido pelo Ministério da Saúde, estão os profissionais que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde, como hospitais, clínicas, e farmácias, incluindo também os agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias e os trabalhadores de apoio, como seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e motoristas de ambulância.
No primeiro dia de vacinação, as doses de reforço serão ofertadas no Ginásio Poliesportivo Pedro Quaresma, na Via Lago, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 17h30. Já na segunda-feira, 4, véspera de feriado, a vacinação de reforço será realizada no ginásio, mas com horário reduzido, das 8 às 13 horas, voltando ao horário normal na quarta-feira, 6, após o feriado.
Balanço da vacinação
Até o momento, a Secretaria Municipal da Saúde já aplicou 618 doses de reforço, 122.886 primeiras doses e 56.072 segundas doses, além de 3.734 doses únicas. Os dados da vacinação em Araguaína podem ser conferidos no site https://vacina.araguaina.to.gov.br/.