Esses acessos melhoram o trânsito local e conectam os setores às principais avenidas da cidade
Por Marcelo Martin - Foto: Marcos Sandes/Ascom
Ruas de vários setores de Araguaína continuam recebendo implantação de novo asfalto, entre elas vias de ligação que conectam os bairros às principais avenidas da cidade. Algumas já passaram por recapeamento recentemente, como as ruas Blumenau, Cantinho do Vovô, Mato Grosso, Perimetral do Setor Couto Magalhães, Xixebal, Candangos, e outras têm planejamento para as próximas semanas, a exemplo das avenidas Brasil e C, e ruas Solimões e Perimetral do Setor Ana Maria.
"É possível observar que essas vias de ligação têm continuidade entre os setores, chegando a quilômetros de extensão em alguns casos", explicou o engenheiro de trânsito da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), Caio Lobo.
No leste
Recuperada no ano passado, a Rua Blumenau é uma das mais importantes do sudeste de Araguaína, conectando a Avenida Filadélfia até o Setor Céu Azul, passando por vários bairros, como o Santa Terezinha.
No Setor Coimbra, a Avenida Brasil segue em direção ao leste indo para o Jardim das Flores, onde ficará o novo prédio do Hospital Municipal Eduardo Medrado (HMEM), passando pelo Setor Patrocínio. Dando continuidade, ela passa a se chamar Avenida Perimetral, que segue entre os setores Ana Maria e Morada do Sol 2, local que está recebendo drenagem e pavimentação pela primeira vez na parte baixa e também terá recapeamento na parte alta.
A oeste
Uma das frentes de trabalho, atualmente, está finalizando o recapeamento da Rua Mato Grosso, no Entroncamento, e continuará no Urbanístico. A via atravessa a Avenida Cônego João Lima, ligando o setor em que há muitos serviços e estabelecimentos comerciais com os setores Urbanístico e Rodoviário, continuando até a Avenida Santos Dumont.
A norte
Já o acesso norte-noroeste do Município é feito principalmente pela Rua Cantinho do Vovô, para quem desloca entre setores Maracanã e Universitário para os setores Couto, Brasil, Noroeste e Itapuã.
Outro destaque é a Rua Perimetral no Setor Couto Magalhães, que inicia na BR-153 e segue pelos setores Brasil e outros até a Rua Souza Porto, que irá até o Centro e já foi recuperada pela Prefeitura no ano passado.
A sul
Já a Rua Xixebal, que passa a ser chamada de Rua Candangos na continuação, atravessa todo percurso jardins Paulista e Palmeiras e Setor Urbano, saindo da Avenida Filadélfia até Rua Solimões. Essa última também segue por grande trecho, conectando com a Avenida C, no Jardim Santa Mônica, e depois da Rua Erico Veríssimo que seguirá até encontrar a Avenida Sadoc Correa, ligando os setores próximo ao Lago Azul ao Centro.
Além dessas, há a construção da Rua do Bosque que conectará o Centro diretamente à Via Lago passando pela Rua Ademar Vicente Ferreira.