Registro da Secretaria Municipal da Cultura servirá para atualizar o mapeamento da cadeia cultural produtiva local. É primeiro passo para a destinação do recurso federal de emergência e outros projetos da área
Por Marcelo Martin - Foto: Marcos Sandes/Ascom
A Prefeitura de Araguaína está realizando um cadastro on-line dos profissionais do setor cultural para atualização e substituição ao registro físico já existente, mapeando a cadeia produtiva local. O registro pode ser feito até o dia 21 de agosto e servirá também como base e primeiro passo para que seja destinado o recurso federal referente à Lei nº 14.017/20, conhecida como Lei Aldir Blanc. São esperados mais de 500 cadastros de artistas locais.
“Abriremos editais públicos para apoio de projetos culturais e ações virtuais, além disso, o recurso também é de manutenção de espaços culturais na cidade, como escolas de música, teatro, circos, feiras de arte e talento, livrarias, estúdios e outros”, explicou o secretário executivo da Cultura, Wilamas Ferreira.
O recurso deve ser disponibilizado no próximo mês e Araguaína receberá mais de R$ 1,2 milhão. No entanto, quem já vem recebendo o auxílio emergencial de R$ 600, por meio da Caixa Econômica Federal, não terá direito.
“Tanto o Estado como Município receberão recursos da lei e está sendo pactuado que os municípios concentrarão no cadastro espaços e empresas culturais, editais e prêmios. Quanto aos estados, o pagamento de auxílio emergencial de R$ 600 aos trabalhadores e trabalhadoras da cultura e também editais e prêmios”, esclareceu Wilamas.
O cadastro
Os formulários podem ser preenchido acessando o site http://araguaina.to.gov.br/cultura/. Duvidas podem ser esclarecidas pelos telefones 3411-5611 e 3411-5612, de segunda a quinta-feira das 12 às 18 horas e na sexta-feira das 7 horas às 12 horas.