1.000 unidades compradas pela Prefeitura começaram ser usadas nessa quarta-feira, 25, e já foram descartados seis casos suspeitos com o uso do material
Por Marcelo Martin - Foto: Divulgação
Em Araguaína, seis casos suspeitos para covid-19 fizeram o teste rápido nessa quarta-feira, 25, e deram negativo para a doença. O material, que foi comprado pela Prefeitura, será aplicado em mais casos suspeitos nesta tarde de quinta-feira, 26. Ao todo, já são nove casos descartados e nenhum confirmado no Município.
O prefeito Ronaldo Dimas informou que manterá o decreto de contenção. “Por enquanto, vamos manter a decisão tomada, suspendendo alguns tipos de comércio, mas mantendo a grande maioria desde que a comercialização seja remota. Várias atividades mantêm-se em funcionamento normal, conforme pode ser observado no decreto”, afirmou.
O chefe do Executivo Municipal também sinalizou que os exames negativos podem provocar alterações nas medidas para distanciamento social. “Após a análise dos resultados dos testes que continuarão sendo realizados, poderá haver alguma alteração, mas não nesta semana”, assegurou Dimas.
Pacientes específicos
O teste rápido detecta o anticorpo Imunoglobulina M (IgM), que é produzido em grandes quantidades nas fases iniciais das doenças. A reação do corpo ao vírus sars-cov-2, causador da doença covid -19, é conhecido em 20 minutos após a coleta de uma amostra de sangue.
“Existe um período para realizar os testes, de acordo com o fabricante dos testes rápidos a recomendação é de realizar em pacientes com 10 a 12 dias após o início dos sintomas, mas iremos realizar a partir do 6º dia pois depende da condição clínica de cada paciente”, esclareceu a secretária da Saúde.
Pontos de apoio
Esses testes serão realizados após classificação do atendimento nas duas unidades básicas de saúde (UBS) que passaram a ser porta de entrada para atendimento de qualquer grau de sintomas: UBS JK, localizada na rua Araguaci, quadra 14, bairro JK; e UBS Albeny Soares, que fica na Avenida C, nº 1035, no Setor Couto Magalhães, próxima à Escola Estadual Benedito Canuto Braga.
O decreto
Continua suspenso o atendimento presencial ao público em estabelecimentos bancários, comerciais e de serviços não relacionados à saúde, como cartório e restaurantes.
Para manter as vendas e relacionamento com clientes, os locais devem funcionar disponibilizando serviços delivery, drive-thru ou take-out. Nesses modelos, as entregas serão em domicílio; compra e entrega no estabelecimento, sem sair do veículo; ou compra por aplicativo ou telefone e retirada do produto ou alimento no local, sem entrar na loja ou restaurante.
Transporte público
O transporte coletivo urbano é mantido com algumas restrições. Como parte da medida de contenção, passes livres para idosos e estudantes estão suspensos. Também para evitar contágios, os ônibus terão limite de 50% da lotação e devem manter as janelas abertas. Mototaxistas não devem oferecer serviços de transporte durante a validade do decreto e estão autorizados a fazer transporte de mercadorias.
Fique em casa
São mantidos suspensos por tempo indeterminado todos e quaisquer eventos públicos e privados, tais como: shows, atividades culturais, festas, confraternizações, tanto em áreas públicas quanto privadas.