“Amamentação: vantagens para mãe, bebê e família” será o tema do encontro on-line com a médica Manuella Arrais, a partir das 19 horas
Por Felipe Maranhão | Fotos: Marcos Filho / Ascom
Programadas ter início todas as quartas-feiras do mês de agosto, às 19 horas, as transmissões ao vivo do Núcleo de Atenção Básica de Araguaína serão dedicadas a dar instruções sobre o aleitamento materno e esclarecer dúvidas durante as lives.
Nesta quarta-feira, 5, o tema será a “Amamentação: vantagens para mãe, bebê e família”, ministrada pela médica Manuella Arrais, que irá discutir a importância da amamentação e os principais benefícios que ela traz tanto para a criança, quanto para a mãe e a família como um todo.
A ação da Secretaria da Saúde de Araguaína, por meio da Superintendência da Atenção Básica, abre oficialmente a Campanha do Agosto Dourado, voltado à conscientização da importância do aleitamento materno, que este ano será promovida pela internet, com quatro palestras transmitidas ao vivo pelo perfil @atencaobasicaaraguaina, no Instagram.
Todos os anos trabalhamos o mês do aleitamento materno de forma presencial com palestras, grupos de gestantes e com a hora do mamaço. Apesar da pandemia, não poderíamos deixar de promover a saúde, mesmo que de forma virtual, para que todos participem em suas casas e em segurança”, explicou a coordenadora da Rede Amamenta em Araguaína, Pâmella Araújo.
Toda semana
Em cada semana um tema diferente será abordado. Na segunda palestra, no dia 12, a enfermeira Lidyana Portilho vai falar sobre “Mitos e verdades da amamentação”. Na terceira live, no dia 19, a médica Patrícia Lacerda tira dúvidas a respeito do “Aleitamento Materno x Covid 19”. Para fechar a programação, no dia 26, a nutricionista Luíza Pereira explica sobre a “Doação de Leite Materno”.
Além de participar das transmissões ao vivo, a população também pode interagir nas discussões sobre os temas, promovidas pela página da Atenção Básica durante todo o mês de agosto, comentando, tirando dúvidas, e levantando discussões que serão abordadas durante as lives.
Amamentação na pandemia
Atualmente mais de 1.000 gestantes recebem acompanhamento pré-natal nas unidades básicas de saúde (UBS), mesmo durante a pandemia. A orientação da Secretaria Municipal da Saúde é que apesar da covid-19 ser uma doença ainda nova para o entendimento médico, ainda não há estudo confirmando a transmissão pelo leite materno. Por isso, as mães estão sendo orientadas a continuar amamentando seus bebês, obedecendo todas as regras sanitárias que já são usadas no dia a dia, como uso de máscaras e higienização das mãos.
Agosto Dourado
O Agosto Dourado é o mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. O dourado faz alusão à definição da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o leite materno: alimento de ouro para a saúde dos bebês.
Sabe-se que a amamentação, isoladamente, é a estratégia de maior impacto capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças menores de 5 anos em todo o mundo por causas preveníveis. O estímulo da amamentação exclusiva salva nada menos que 6 milhões de crianças por ano.
Programação
Dia 5 (quarta-feira)
19h – Palestra “Amamentação: vantagens para mãe, bebê e família”, pela médica Manuella Matos Rocha Arrais.
Dia 12 (quarta-feira)
19h – Palestra “Mitos e verdades da amamentação”, pela enfermeira Lidyana Portilho.
Dia 19 (quarta-feira)
19h – Palestra “Aleitamento Materno x Covid 19”, pela médica Patrícia Lacerda.
Dia 26 (quarta-feira)
19h – Palestra “Doação de Leite Materno”, pela nutricionista Luíza Pereira.