O projeto da Secretaria Municipal da Saúde faz parte da campanha Agosto Dourado e aborda diversos pontos sobre o tema, além de tirar dúvidas sobre amamentação com a mães
Por Felipe Maranhão | Foto: Divulgação / Ascom
Na primeira transmissão ao vivo realizada nesta quarta-feira, 5, pelo perfil da Superintendência da Atenção Básica no Instagram, a médica Manuella Arrais, que faz parte da equipe da Secretaria Municipal da Saúde de Araguaína, falou sobre as vantagens da amamentação para o bebê durante os primeiros anos de vida.
De acordo com a médica, as mães devem amamentar a criança até os dois anos de vida e de forma exclusiva até os seis meses do bebê. “O leite materno tem tudo que o bebê precisa, podendo reduzir em 13% as mortes por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos e protegendo os bebês de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias”.
A palestra também tratou dos procedimentos que a Equipe de Cuidados de Saúde da unidade onde a gestante está sendo atendida deve ter após o parto, como a orientação feita às mães de como amamentar e manter a lactação, além de auxiliar no aleitamento logo na primeira meia hora após o nascimento.
“A maternidade deve ter uma equipe capacitada para este serviço, garantindo que a mãe esteja preparada para alimentar o bebê sob livre demanda. É importante esclarecer também que não se deve oferecer aos recém-nascidos, nenhuma bebida ou alimento que não seja o leite materno, a não ser que haja uma indicação médica”, explicou a médica.
Benefícios para a mãe
Além de promover um crescimento saudável da criança, trazendo uma série de benefícios como o melhor desenvolvimento da face, boca, dentição e prevenindo infecções respiratórias e pneumonias, a amamentação também pode trazer vários benefícios para a mãe. Entre eles, estão a prevenção de hemorragias no pós parto; redução do risco de anemia e câncer de útero e ovário, além de ajudar o corpo da mulher a voltar a forma de antes da gravidez.
As mães também puderam interagir com a médica e tirar dúvidas sobre o assunto. Durante todas as quartas-feiras do mês de agosto, às 19 horas, as transmissões ao vivo do Núcleo de Atenção Básica de Araguaína serão dedicadas a dar instruções sobre o aleitamento materno e esclarecer dúvidas da comunidade.
Agosto dourado
O Agosto Dourado é dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Este ano, por conta da pandemia, as ações serão realizadas pela internet. A cada semana um tema diferente será abordado, trazendo diversos profissionais da área da saúde.
Na próxima palestra, no dia 12, a enfermeira Lidyana Portilho vai falar sobre “Mitos e verdades da amamentação”. Na terceira live, no dia 19, a médica Patrícia Lacerda tira dúvidas a respeito do “Aleitamento Materno x Covid 19”. Para fechar a programação, no dia 26, a nutricionista Luíza Pereira explica sobre a “Doação de Leite Materno”. Os espectadores também podem interagir nas discussões sobre os temas, comentando, tirando dúvidas, e levantando discussões que serão abordadas durante as lives.
Amamentar durante a pandemia
A amamentação durante o período de pandemia tem sido uma das maiores dúvidas das mulheres que recebem acompanhamento pré-natal nas unidades básicas de saúde (UBS). O assunto também será abordado durante as transmissões ao vivo.
“A orientação da Secretaria Municipal da Saúde é para que as mães continuem amamentando seus bebês, obedecendo todas as regras sanitárias que já são usadas no dia a dia, como uso de máscaras e higienização das mãos, já que ainda não há estudo confirmando a transmissão pelo leite materno”, explicou a coordenadora da Rede Amamenta em Araguaína, Pâmella Araújo.