Reunião digital será realizada nesta quarta-feira, 18, pela Secretaria Municipal da Cultura. Prazo para inscrições em 10 editais termina na sexta-feira, 20
Por Marcelo Martin
Empresários do setor cultural e artistas de Araguaína terão a oportunidade de tirar suas dúvidas sobre o auxílio federal da Lei Aldir Blanc, nesta quarta-feira, 18. A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria Municipal da Cultura realizará uma live, às 18 horas, para explicar sobre os editais que dão acesso ao recurso de R$ 1.241.596,43. O prazo para inscrições dos projetos terminam na sexta-feira, 20.
“Nós vamos explicar e depois iremos abrir para perguntas. Também estamos formando grupos no Whatsapp para responder as dúvidas com mais agilidade”, afirmou o secretário executivo da Cultura, Wilamas Ferreira. Até o momento, foram registradas 10 inscrições.
Para participar basta acessar o link: https://meet.google.com/wxi-mmvu-dbz ou abrir o aplicativo Meet e digitar o código: wxi-mmvu-dbz.
Documentos
Os documentos e formulário foram publicados no Diário Oficial do Município do dia 11 de novembro. É necessária a elaboração das propostas para serem enviadas, até o dia 20 de novembro, no site da Prefeitura ou entregues na Secretaria Municipal da Educação, Cultura Esporte e Lazer, localizada à Avenida Bernardo Sayão, nº 499, no Setor Entroncamento, das 12 às 18 horas.
Cada edital homenageia um araguainense destaque na atividade para qual o recurso será dedicado. O valor do investimento foi divido proporcionalmente a demanda das categorias e pode premiar mais pessoas caso os projetos não necessitem do valor máximo.
Os 10 editais
Do total, R$ 405 mil são do edital MAURICIU’S BAR, que destinará o recurso para a manutenção dos cerca de 44 espaços culturais, empresas e microempresas, cooperativas, associações, instituições e organizações culturais comunitárias existentes que tiveram suas atividades interrompidas por causa da pandemia covid-19.
Na modalidade musicais online e/ou serenatas, o edital Cantor Smith Show selecionará 100 ou mais iniciativas, no valor de até R$ 5.690.00 para execução do projeto. Já o edital DJ Lartes, para apresentações on-line de DJs, será oferecido para cerca de 17 artistas, que receberão até R$ 3 mil.
Já no edital Ator João Batista Vilela Neto, para artistas e técnicos de artes cênicas (teatro, dança e circo), serão destinados até R$ 3 mil para cerca de 14 artistas. Na área de produções culturais, o edital Paulo Trindade premiará cerca de 10 produtores, com no máximo R$ 5 mil cada.
O edital que leva o nome de Maria das Dores Souza da Silva contemplará 10 ou mais técnicos em estruturas de eventos culturais, com até R$ 3 mil cada. Na parte de fomento às artes plásticas, o edital Antônio Anísio auxiliará cinco ou mais iniciativas com até R$ 5 mil.
O investimento em capoeira pelo edital Carlos Capoeira selecionará três ou mais grupos cadastrados para premiação com até R$ 3.198,81 cada. No edital Malu da Tapioca serão auxiliados 17 ou mais artesãos, artistas e cozinheiros pertencentes a tradicional Feira Arte e Talento com até R$ 3 mil.
O último edital, com nome Escritor Francisco Concesso, beneficiará três ou mais artistas da área literatura, mídias sociais e artes visuais, com até R$ 3 mil.