Pais precisam planejar o dia para brincarem juntos com a criança e também deixar que ela brinque sozinha
Por Marcelo Martin - Foto: Marcos Sandes/Ascom
Este período de distanciamento social é algo totalmente novo para as crianças, que precisam ficar em casa em um momento parecido com férias escolares. Esse isolamento se torna um desafio para os pais manterem o tempo dos filhos mais produtivo, sem deixar que fiquem somente em frente às telas. Para ajudar a planejar esse lazer, educadores físicos da Prefeitura de Araguaína deram dicas de atividades para os mais jovens e também para a terceira idade.
Para a diretora de Atividades Complementares do Município, Jacyene Duarte Queiroz, é importante fazer um calendário do dia com as divisões dos horários. Como não é um período de férias, os horários das crianças precisam ser mantidos o mais próximo possível do que seria no dia a dia.
“Deve haver tempo para os pais brincarem junto e também deixar que a criança brinque sozinha. Se possível, deixe o período de brincadeiras com os pais para o início do dia”, orientou.
Criatividade e energia
O caça ao tesouro é uma brincadeira muito dinâmica que envolve imaginação e lógica. “Esconda um objeto que será o tesouro, crie um mapa e espalhe pistas pela casa, depois a brincadeira pode inverter com as crianças escondendo o tesouro e desenhando o mapa para os adultos encontrarem”, explicou Jacyene.
Também é possível gastar a energia acumulada das crianças montando um circuito de atividades. “Os móveis da casa podem virar obstáculos, o desafio pode ser completo com uma missão, por exemplo: precisa chegar até a parede, passar por debaixo da mesa, contornar as cadeiras, mas sem deixar a bolinha de papel cair”, detalhou a coordenadora.
Outras duas atividades são ideais para despertar a memória e curiosidade. “Troque alguns objetos de lugar na casa e perguntei o que está errado ou crie uma lista de objetos da casa e peça para a criança procurar”, exemplificou a educadora.
Já para as brincadeiras em que as crianças possam fazer sozinhas, os pais podem oferecer material para desenho e pintura, ensinar brincadeiras antigas como amarelinha e ainda colocar uma música bem agitada para dançarem.
Exercícios para idosos
Os idosos também precisam manter o exercício físico durante esse período, mas pegando leve. Para a terceira idade, o coordenador de lazer do Município, João Goulart, mais conhecido como Janjão, indica atividades com apoio e simulações. “O exercício para panturrilha não precisa usar um degrauzinho e o agachamento pode ser feito sentando e levando da cadeira, e se tiver um objeto para se apoiar é melhor ainda”, ponderou o técnico.
Além desses, os mesmos exercícios feitos nas academias ao ar livre podem ser feitos em casa. “Para os idosos, uma atividade muito boa é girar os braços estendidos para dentro e para fora, o que dá mobilidade aos ombros e cotovelos”, completou.