Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Prefeitura de Araguaína
Estado do Tocantins
Acesso Rápido
Transparência e-SIC Diário Oficial Secretarias Carta de Serviço
Funcionalidades do Sistema
Acessibilidade Redefinir cookies
Prefeitura de Araguaína
Prefeitura de Araguaína
Serviços
  • Serviços por público alvo
    • Cidadãos
    • Empresas
    • Órgãos e Entidades Públicas
    • Servidores
    • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
  • Buscar serviços por
    • Categoria
    • Secretaria
  • Minhas Solicitações
Canais de Atendimento
  • Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Notícias
  • 2025
  • 2024
  • 2023
  • 2022
  • 2021
  • 2020
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Premiação São João do Cerrado
Qualidade das Águas – Balneabilidade em Araguaína (TO)
Redes Sociais
  • Página Inicial
  • Notícias
  • 2020
  • Dimas realiza pronunciamento para explicar decreto municipal de restrição contra covid-19

Dimas realiza pronunciamento para explicar decreto municipal de restrição contra covid-19

Publicação:  18/05/2020 13h43
Última modificação:  18/05/2020 13h43
Compartilhar:
Dimas realiza pronunciamento para explicar decreto municipal de restrição contra covid-19

Prefeito de Araguaína contou sobre o trabalho realizado pelo Município e respondeu perguntas de jornalistas quanto às medidas tomadas

Por Marcelo Martin - Foto: Divulgação

O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, realizou um pronunciamento remoto para explicar o trabalho da Prefeitura em várias áreas, como saúde, assistência social e fiscalização, e também esclarecer sobre o decreto restritivo do Município. A declaração transmitida pelo Facebook foi acompanhada simultaneamente por mais de mil pessoas, entre as quais estavam jornalistas que puderam fazer perguntas.
 
Desde o início da pandemia no Estado, há 60 dias, várias ações foram tomadas pela Prefeitura em combate à covid-19. Dimas explicou que, mesmo sendo obrigação do Estado o tratamento de alta complexidade, uma das conquistas municipais por meio das reuniões com entidades foi o incentivo para instalação de leitos exclusivos para tratamento de pacientes com a doença.  
 
“Saímos de 0 para 67 leitos na cidade, sendo 29 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI)”, afirmou. O número ainda contará com nova Unidade Corona Norte, que terá inicialmente 15 leitos. Além desses, o Municício administra diretamente 11 leitos, sendo quatro UTI, na Unidade de Pronto de Atendimento (UPA) e no Hospital Municipal de Araguaína (HMA)
 
“Nossa meta é ter, para atendimento aos casos mais graves, 110 leitos, sendo 55 UTI. Se necessário, já temos definido local para implantação de hospital de campanha. Somos a única cidade do Tocantins que implantou leitos hospitalares para atendimento exclusivo à pandemia”, completou Dimas.
 
A primeira
Araguaína foi a primeira do Estado a adquirir os testes rápidos na Região Norte e está produzindo o próprio swab para ajudar desafogar a demanda do Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO). Também foi a primeira do País a tornar obrigatório o uso de máscaras em locais públicos e a suspender a venda de bebidas alcoólicas para evitar festas.
 
A mais de um mês vem realizando a desinfecção de locais públicos para evitar a transmissão comunitária, como unidades básicas saúde e pontos de ônibus. Também estruturou uma força tarefa com fiscais de várias secretarias municipais em parceria com as policias e Corpo Bombeiros. Também junto com a Policia Rodoviária Federal (PRF) realizou o primeiro mutirão de testagem em caminheiros que atravessam a BR-153, estimulando a ação em todo o Estado.
 
Assistência e gratificação
Além disso, está doando inicialmente 20 mil cestas básicas aos moradores que necessitam e leite sem lactose aos alunos carentes que ficaram sem o alimento com a suspensão das aulas. E ainda concedeu bonificação aos servidores municipais que estão na linha de frente contra covid-19, como médicos, assistentes sociais, motoristas, enfermeiros, entre outros.
 
Volta às aulas
O prefeito anunciou que já está preparando a volta às aulas após uma pesquisa feita com cada aluno da Rede Municipal de Ensino. “31% dos alunos moram com pessoas que têm comorbidades e idosos. Vamos retomar, mas não de uma vez. Já temos atividades não-presencias já programadas que vão iniciar no máximo até o mês que vem”, afirmou o prefeito.
 
Mais teste
O prefeito também explicou porque os testes em parceria com a Universidade Federal do Tocantins ainda não foram realizados e informou que comprou os insumos. “O reitor me informou que equipamentos devem estar chegando do Governo Federal até o final do mês, mas a gente já poderia ter o resultado se não fosse essa interferência da Secretaria Estadual da Saúde”, afirmou.
 
Araguaína é proporcionalmente a cidade que mais testou no Estado. “Não tem nada sendo varrido para de baixo do tapete. Nossa região tem muitos casos positivos e estão mostrando a todos, porque eram pressionados pela doença ao Sul e agora ao Norte. Araguaína é capital econômica do Estado porque tem grande movimentação. No raio de 300 quilômetros, temos três milhões de habitantes”, explicou Ronaldo Dimas.
 
Cumprimento do decreto
Desde o primeiro decreto com medidas restritivas que foi publicado pela Prefeitura de Araguaína já constava que o Município adotaria automaticamente os decretos estaduais e federais, desde que não conflitantes. “Se a gente adotasse o decreto estadual na integra, significa que poderiam abrir bar e restaurante, e vender bebida alcoólica, mas o nosso decreto já avançou muito quanto a isso”, descreveu o prefeito.
 
Nessas situações em que os decretos são distintos, deve-se adotar o trecho em que a medida for mais restritiva. “O nosso permitia o comércio on-line, mas do Estado não pode, então tá suprimido”, detalhou Dimas.

Informações da Prefeitura
Prefeitura Municipal de Araguaína TO
Palácio Tancredo Neves, Rua 25 de Dezembro, 52 - Centro
CEP 77804-030, Araguaína - Tocantins.
Telefone de Contato: (63) 3412-5572
Serviços
Serviços por público alvo
Minhas Solicitações
Canais de Atendimento
Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Notícias
2025
2024
2023
2022
2021
2020
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Premiação São João do Cerrado
Qualidade das Águas – Balneabilidade em Araguaína (TO)

Redes Sociais

Prefeitura de Araguaína Prefeitura de Araguaína
Fale Agora Refazer a busca

Link Flutuante