As ações do Dia D da campanha de combate a hanseníase serão realizadas na UBS Palmeiras do Norte; além de palestras o dia terá avaliação clínica e rodas de conversa.
Por: Adriana Santana | Foto: Marcos Sandes/Ascom
O Dia D da Campanha Janeiro Roxo será nesta quinta-feira, 30, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Palmeiras do Norte. A programação contara com palestras, rodas de conversa e avaliação clínica para diagnostico da hanseníase. As ações começam ás 7h30 horas, na unidade que fica localizada Rua Das Camélias, nº 1055, setor Palmeiras do Norte e seguem até as 17 horas.
Janeiro Roxo
Em janeiro, mês de conscientização nacional contra a doença, o trabalho preventivo foi reforçado nas 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
“Tivemos uma boa procura de pessoas por mais informações sobre a hanseníase, durante esse mês, onde intensificamos as nossas estratégias de combate à doença. Em todas as UBS houve um reforço no atendimento que segue agora ao longo do ano”, destacou a Coordenadora Municipal do Programa Hanseníase, Thaise Rodrigues.
Ainda de acordo com a coordenadora, a campanha alcançou resultados positivos com a identificação, até agora, de 9 novos casos da doença.
Combate à hanseníase
O Programa Municipal da Hanseníase desenvolve ações o ano todo com o objetivo de detectar e tratar, precocemente, os novos casos da doença no município, afim de interromper a cadeia de transmissão.
São realizadas duas campanhas anuais, em novembro e janeiro, além de outras ações como capacitações dos profissionais para as avaliações de contato durante a busca ativa nas unidades de saúde, palestras e rodas de conversa.
Casos da doença
Em Araguaína, com a ampliação da área de atuação de combate e com a contínua capacitação dos profissionais que contribuem com o programa, o Município registra aumento no número de casos de hanseníase identificados. De 143 em 2018 para 146 casos em 2019.