Na Unidade Básica de Saúde do Nova Araguaína haverá palestra e avaliação clínica para pessoas com suspeita da doença, nesta quinta-feira, 16, ás 8h.
Por: Adriana Santana | Foto: Marcos Sandes/Ascom
Durante todo o ano a Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria Municipal de Saúde desenvolve ações de combate a Hanseníase. Em janeiro, mês de conscientização nacional contra a doença, o trabalho preventivo é reforçado nas 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
Nesta quinta-feira, 16, ás 8 horas, na Unidade Básica do Nova Araguaína haverá palestra e avaliação clínica para pessoas com suspeita da doença. A unidade fica localizada na Rua 19 A, Setor Nova Araguaína.
Combate à hanseníase
O Programa Municipal da Hanseníase desenvolve ações o ano todo com o objetivo de detectar e tratar, precocemente, os novos casos da doença no município, afim de interromper a cadeia de transmissão.
São realizadas duas campanhas anuais, em novembro e janeiro, além de outras ações como capacitações dos profissionais para as avaliações de contato durante a busca ativa nas unidades de saúde, palestras e rodas de conversa.
Casos da doença
Em Araguaína, com a ampliação da área de atuação de combate e com a contínua capacitação dos profissionais que contribuem com o programa, o Município registra aumento no número de casos de hanseníase identificados. De 143 em 2018, para 146 casos em 2019.
“ A descoberta de novos registros da doença se deve ao trabalho continuo do município e a dedicação dos profissionais, hoje temos uma população melhor esclarecida sobre a hanseníase e que busca tratamento”, destacou a Coordenadora Municipal do Programa da Hanseníase, Thaise Rodrigues.
Programação UBS
Dia 16/01 (quinta-feira)
8h – Palestra - UBS Nova Araguaína - Rua 19 A, Setor Nova Araguaína.
Dia 17/01 (sexta-feira)
8h - Palestra - UBS Lago Azul
Dia 17/01 (sexta-feira)
8h – Palestra e coffee break - UBS Albeny Soares - Av. C, 1035. Setor Couto Magalhães
Dia 21/01 (terça-feira)
8h – Palestra e outras ações – UBS Avany Galdino da Silva – Av São Francisco, esq. com a Guaíba Araguaína Sul;
Dia 22/01 (quarta-feira)
8h – Palestra e roda de conversa – UBS Manoel dos Reis - Rua das Hortências, nº 46, Jardim das Flores.
Dia 23/01 (quinta-feira)
8h – Palestra – UBS Manoel Maria Dias de Brito – Rua dos Ingaxixes, Setor Cimba;
Dia 24/01 (sexta-feira)
8h – Palestra – UBS José de Sousa Rezende – Rua São João Batista, Setor Alto Bonito;