Serão atendidas prioritariamente as vias que têm maior fluxo no Centro e nos bairros. A revitalização conta com nova pintura refletiva das faixas de pedestre e das lombadas
Por Thatiane Cunha | Foto: Marcos Sandes/Ascom
Serviços de sinalização de trânsito com pintura refletiva em faixas de pedestre e lombadas foram iniciados na última segunda-feira, 29, em Araguaína. O planejamento da Agência Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT) é para atender toda a cidade por etapas, começando por ruas com maior fluxo de pessoas e veículos.
Nesta semana, as equipes estão trabalhando nas avenidas Filadélfia e Cônego João Lima e seguem os padrões de sinalização especificados pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
“Estamos priorizando as ruas que receberam o serviço de pavimentação ou recapeamento e as que têm mais volume de tráfego, proporcionando mais segurança às pessoas”, informou o diretor de Engenharia e Planejamento da ASTT, Caio Augusto Lobo.
Pintura reflexiva
Ainda de acordo com o diretor, a pintura implantada melhora a visibilidade dos motoristas já que a tinta é refletiva. “Usamos uma pintura aplicada a frio, com boa resistência ao atrito dos pneus. São aplicadas duas camadas de tinta e uma terceira com microesferas refletivas, que garantem a visibilidade noturna, refletindo a luz emitida pelos faróis dos veículos”.
Por etapas
As etapas de revitalização da sinalização serão realizadas de maneira a minimizar o impacto no trânsito regular das ruas. Com esse objetivo, a maior parte dos serviços será realizada durante o período noturno, em que o fluxo é menor.
Como utilizar a faixa
O superintendente de Transporte e Trânsito da ASTT, Sheldon Sá, dá dicas de como utilizar a faixa de pedestre com segurança. Para pedestres, o primordial é dar o sinal de vida estendendo a mão e mostrando que quer fazer a travessia da faixa. Outra dica, segundo o superintendente, é esperar todos os veículos pararem para iniciar a travessia.
“Ao atravessar com criança na faixa, é importante que o adulto a segure pelo pulso e não pela mão, para evitar que se solte durante a travessia. E sempre atravessar pela faixa com os pequenos, mostrando que é importante passar com segurança”, alertou Sá.
Para os condutores, a dica de segurança é, ao avistar a faixa, reduzir a velocidade, com ou sem pedestre. “A velocidade ideal para quando avistar uma faixa é de 40 km/h e, quando o pedestre estiver na faixa, sempre aguardá-lo concluir toda a travessia”, finalizou.