A programação vai de 3 a 7 de junho, quando a Prefeitura promoverá atividades de conscientização ambiental para alunos e comunidade
Por Marcelo Martin - Foto: Marcos Sandes/Ascom
Contribuir com a coleta seletiva, reutilizar pneus usados para cultivo de horta e plantar árvores são exemplos de boas práticas ambientais de fácil realização. Essas e outras atividades serão temas de palestras para crianças e adolescentes e exercícios com a comunidade, na Semana do Meio Ambiente. As ações começam na próxima segunda-feira, 3, e vão até a sexta-feira 7.
De acordo com o educador ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente Edilmo Azevedo, a intenção da programação é incentivar práticas simples que podem melhorar a qualidade de vida da população. As atividades de conscientização irão propor um papel ativo da comunidade na sustentabilidade.
“São ações que os moradores podem fazer com facilidade e que fazem muita diferença para o Meio Ambiente. Colocar o lixo para fora somente no horário do caminhão, por exemplo, evita que animais rasguem os sacos e espalhem os resíduos que podem parar dentro das bocas de lobo e, consequentemente, indo para os córregos”, afirmou o educador.
Indo até às escolas
A abertura da programação será na Escola Municipal Domingos Sousa Lemos, na segunda-feira, 3, às 9h30. Cerca de 150 alunos devem participar de uma palestra de conscientização ambiental pela manhã, e mais 150 pela tarde, às 15h30. A mesma programação será realizada no Colégio Pré-Universitário, no dia seguinte, na terça-feira, 4, também no mesmo horário.
Arborização urbana
Na quarta-feira, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, os alunos da Escola Ademar Vicente Ferreira percorrerão o Bairro JK entregando mudas nativas. Batizada de Salve o Rio Lontra, a ação pretende contribuir com a recuperação da mata ciliar local. A caminhada terá início na quadra do bairro, às 7h30.
Plantio no parque
O Eco Parque Cimba receberá o plantio de mudas frutíferas nas proximidades do lago, na quinta-feira, 6, às 16 horas. A atividade terá participação dos alunos da Rede Nacional de Aprendizagem Promoção Social e Integração (Renapsi).
Segundo o diretor municipal de Parques e Jardins, Alcy Juninho, o objetivo é fornecer alimentos para os peixes e aves. “São árvores furtivas e nativas, como embaúba, açaí, cupuaçu, bacaba e buriti”, detalhou.
Produção de alimentos
Finalizando a programação, na sexta-feira, às 15 horas, a Escola Municipal Aurélio Buarque, na Vila Rosário, receberá uma oficina de horta com reutilização de pneus usados e água expelida pela ar-condicionado.
A intenção é incentivar os pais e alunos a reproduzirem o modelo usado na escola como uma opção para consumir alimentos mais frescos, além de ser um exemplo de sustentabilidade para as crianças.
Programação
Dia 3 (segunda-feira)
9h30 e 15h30 – Palestra: Conscientização e Preservação do Meio Ambiente (Escola Municipal Domingos Sousa Lemos, Setor Ana Maria).
Dia 4 (terça-feira)
9h30 e 15h30 – Palestra: Conscientização e Preservação do Meio Ambiente (Colégio Pré-Universitário, Setor Rodoviário).
Dia 5 (quarta-feira)
7h30 – Caminhada para preservação do Rio Lontra, com distribuição de panfletos e mudas (saída da quadra de esportes do Bairro JK).
Dia 6 (quinta-feira)
16h – Plantio de mudas no entorno do lago do Parque Cimba.
Dia 7 (sexta-feira)
15h – Oficina para confecção de horta orgânica com pneus usados (Escola Municipal Aurélio Buarque, Vila Rosário).