As ações de saúde, recreativas e de orientação foram realizadas em 29 entidades de diversos bairros, entre creches, escolas, centros de assistência social e unidades básicas de saúde
Por Thatiane Cunha | Foto: Marcos Sandes/Ascom
Com o tema “Prevenir é Amar”, a 4ª Semana do Bebê de Araguaína atendeu 2.066 pessoas em 29 ações realizadas em escolas, centros de assistência social e unidades básicas de saúde (UBS). Os eventos, que foram realizados nos dias 19 a 24 de maio, levaram atendimentos gratuitos de saúde, atividades recreativas e orientações sobre os cuidados com crianças de idade entre 0 e 6 anos.
“Atender diferentes regiões com ações positivas, que puderam servir à comunidade. Todos os parceiros somaram esforços para que pudéssemos encerrar de forma fantástica. O objetivo foi alcançado, que é levar o cuidado com a primeira infância”, avaliou o diretor de Políticas Públicas da Secretaria da Assistência Social, Lucas Andrade.
Atendimentos
Dos mais de 2 mil atendimentos, 1.446 foram realizados nas creches e escolas, com palestras, serviços gratuitos, corte de cabelo e atividades recreativas. Nas UBS, 370 pessoas participaram de ações de orientações como crescimento e desenvolvimento da criança e cuidados com o recém-nascido, aleitamento materno, saúde emocional da gestante, banho e vacina e prevenção de acidentes com o bebê.
Nos centros de Referência em Assistência Social (CRAS), foram 150 futuras mães que assistiram a palestras sobre o cuidado com a saúde emocional da gestante. No último dia 23, mais de 100 crianças da Escola Municipal José Carlos Sabino tiveram uma sessão gratuita de cinema, além de atividades recreativas.
Encerramento e homenagem
No último dia da Semana do Bebê, 24, uma cerimônia encerrou as atividades com um momento de reflexão sobre os cuidados com as crianças e plantio de árvores no Eco Parque Cimba. Foi realizado um culto ecumênico em homenagem ao bebê Keven Rodrigues do Nascimento, de 2 anos e 10 meses, que morreu no dia 22, durante a semana que promove a proteção para a criança e adolescente.
“Isso nos traz um momento de reflexão para que toda a rede fortaleça o seu elo e fique cada vez mais próxima, para que a violação dos direitos das crianças não continue acontecendo”, citou a conselheira tutelar Renata Rego.
Quem também participou do evento foi a esteticista Raila Amorim, que é mãe do pequeno Samuel Henrique, de cinco meses. “Pra quem quer e pra quem vai a esses encontros, as orientações são muito importantes e evitam a falta de conhecimento das famílias”.
Participaram ainda do evento de encerramento o secretário da Educação, José da Guia; o presidente da Câmara de Vereadores, Aldair da Costa (Gipão); e o articulador do Selo Unicef na cidade, Jhenmerson Rodrigues, além de representantes de entidades parceiras.