Os atletas interessados em participar para o evento inédito, que será realizado nos dias 29, 30 e 1º de dezembro, no Lago Azul, devem se inscrever até às 18 horas do próximo dia 28
Por Marcelo Martin - Foto: Marcos Sandes/Ascom
Continuam abertas as inscrições para etapa do Desafio Brasileiro de Canoagem de Velocidade que será realizada em Araguaína, nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro. Os atletas podem se inscrever até às 18 horas do dia 28. Esta será a primeira vez que a cidade recebe uma prova de canoagem a nível nacional e internacional. As raias já estão montadas no Lago Azul.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site da Prefeitura (araguaina.to.gov.br/canoagem). Na modalidade de 5 mil metros, a participação é aberta a atletas profissionais e amadores. Nos 500 metros, só serão aceitas as inscrições de atletas oficiais, com as respectivas comprovações e documentos exigidos no regulamento.
Até o momento, o site das inscrições já recebeu a adesão de 25 competidores e outros ingressarão por meio da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa). Um dos grandes nomes do esporte já confirmados é o do cubano Jorge Garcia, medalhista de ouro por cinco vezes nos Jogos Pan-Americanos.
A prova
Com modalidades masculinas e femininas, a competição terá premiação total de R$ 22,5 mil. As provas serão realizadas de acordo com as normas da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), com pistas de 500 metros e 5 mil metros, no trecho entre a Via Lago e a Usina Hidrelétrica de Corujão.
O desafio é uma realização da Prefeitura de Araguaína com a Federação Tocantinense de Canoagem (Fetocan), sob a supervisão da CBCa e apoio da BRK Ambiental.
Categorias
A prova de 500 metros, que terá premiação em dinheiro e troféus, será dividida nas seguintes categorias: Canoa Masculino (C1), Caiaque Masculino (K1), Paracanoagem Masculino (K1), Canoa Feminino (C1) e Caiaque Feminino (K1).
Em todas as provas e em todas as categorias, os atletas terão um tempo máximo para finalizar a prova. A prova de 5 mil metros terá troféus para os cinco primeiros colocados.
Embarcações
As embarcações devem atender à normatização de peso e medidas, sendo a canoa com tamanho máximo de 5,20 m e peso máximo de 14 quilos; o caiaque com tamanho máximo de 5,20 m e peso máximo de 12 quilos.
Organização das competições
As equipes de competição serão formadas pelos seguintes membros: diretor de competição, chefe de arbitragem, secretário da competição, chefe de logística, árbitro de largada, alinhador, árbitro de percurso, árbitro de chegada, cronometrista, árbitro de pesagem, controladores de embarque, chefe salva-vidas, salva-vidas, chefe de manutenção, comitê de competição, locutor/anunciador e classificadores funcionais.