Histórias contadas pelo autor Alex Brito pretendem manter viva a identidade de uma região conhecida pela autenticidade. Lançamento será realizado na sede da AABB, às 19 horas
Por Thatiane Cunha | Foto: Leila Mel/Ascom
O escritor Alexandre Gomes Brito, conhecido por Alex Brito, realizará o lançamento do livro “Crônicas da Barraria”, neste sábado, 8, às 19 horas, na sede da Associação Atlética Bando do Brasil (AABB) em Araguaína. A obra retrata histórias da região que possui identidade própria e fica compreendida entre Araguaína, Filadélfia, Babaçulândia, Nova Olinda e Palmeirante, por meio de narrativas personalizadas e humoradas.
“Eu passei a morar na Barraria e me empolguei com o modo de viver, a autenticidade de ser e a disponibilidade das pessoas. É uma história rica, interessante, e tem um território muito grande, que ninguém consegue determinar onde começa e onde termina”, contou o autor durante o pré-lançamento da obra nessa quinta-feira, na livraria GEP.
“Eu me atentei a essa história, o que é, como começou, como vive o povo, como que a cultura de lá movimenta aquela região, a maioria é parente. Podem esperar um valor histórico, a identidade daquele povo, uma referência daquela região e histórias divertidas daquela gente”, adiantou Alex Brito.
Alex Brito é membro da Academia de Letras de Araguaína e Norte do Tocantins (Acalanto) e também autor dos livros Cordel, de 1974, e das poesias em Madrigais, de 1979.
Reconhecimento
No pré-lançamento do livro, a enfermeira Lourrane Sousa, que também é sobrinha do autor, enfatizou que o livro resgata o costume que as pessoas tinham de conversar mais. “Vejo o quanto ele se dedica, são as vivências dele. Nos dias de hoje as pessoas são tão superficiais nas relações, tira uma foto, mas não se aprofunda, e ninguém conversa. A gente tem que reconhecer pessoas de talento”.
Membro da Acalanto, Francisco Concesso citou que o livro é um incentivo do autor a novos escritores. “Mais um livro da região e como exemplo, tem bastante incentivo e uma atitude de teimosia. Hoje as pessoas têm preguiça pra ler e o livro é um resgate da Barraria, que tem uma história e conteúdo histórico fabuloso. Eu incentivei porque daqui a pouco será a única referência da região”.
Conhecendo a Barraria
Quem também participou do pré-lançamento do livro foi a advogada, funcionária pública, escritora e poeta Rita Dayrã. Ela contou que sempre ouviu falar da região da Barraria, mas nunca visitou o local.
“Espero encontrar no livro muitas histórias da Barraria, que é um local que eu não conheço e agora irei conhecer por meio do livro. É uma forma de você viajar, ir ao lugar mesmo sem nunca ter colocado os pés lá. Entender porque é uma região tão famosa por seus costumes”, completou.