Os produtos vão para escolas e creches municipais; a compra é realizada por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
Por Marcelo Martin - Foto: Marcos Filho Sandes/Ascom
A Prefeitura de Araguaína abriu chamada pública para a aquisição de alimentos da agricultura familiar por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Neste edital, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) edição nº 1721, da última quarta-feira, são quase R$ 300 mil para compra de produtos para a merenda escolar da Rede Municipal de Ensino.
O produtor interessado em fornecer alimentos para o Programa deve apresentar documentação requerida até o dia 24 de janeiro. Um dos documentos, por exemplo, é a Declaração de Aptidão ao Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), retirada no Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins). O certificado tem validade e precisa ser renovado a cada dois anos.
Informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal da Educação, localizada à Avenida Bernardo Sayão, 499, Entroncamento, no horário das 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. E pelo telefone (63) 3411-5622.
Alimentos frescos
Um ponto importante na compra de alimentos de produtores da região é a nutrição das crianças com a oferta de alimentos frescos. As unidades de ensino do Município utilizam cardápio contendo verduras, legumes e frutas que adquirem dos produtores semanalmente. A compra dos produtos também estimula o fortalecimento da agricultura familiar no Município.