Município está em franco desenvolvimento com quase 200 mil habitantes, perfil preferido para os investidores franqueados
Por Marcelo Martin - Foto: Marcos Sandes/Ascom
Por dois anos consecutivos, Araguaína vem gerando mais da metade dos empregos do Tocantins, ficando inclusive entre as 50 cidades brasileiras com maior saldo de ocupação com carteira assinada em 2018. Melhorias em mobilidade, acessibilidade e segurança no trânsito, com pavimentação de quase 500 km. Esses são só dois dos termômetros econômicos que contribuem para atrair investimentos, como a instalação de franquias de serviços e produtos.
A exemplo do potencial para as redes fraqueadas, no mês passado o Município teve a inauguração da multinacional de fastfood Burger King. Segundo o diretor do grupo de investimentos dono da unidade, Lucas da Silva, a abertura considerou a prosperidade local na atualidade.
“Fizemos estudos na cidade e as vendas superaram a expectativa. A média diária são de 800 transações em nossos caixas”, afirmou o empresário, acrescentando que o empreendimento soma mais 39 empregos diretos em Araguaína.
Atmosfera favorável
O secretário executivo do Desenvolvimento Econômico de Araguaína, Helter Dantas, explicou que desempenho e interesse do investimento se dão pela localização estratégica e porte atual da cidade. “Franquia é o nicho de mercado que mais cresce nas cidades de porte médio. Além de Araguaína estar em franco desenvolvimento, com quase 200 mil habitantes, ainda há outros 40 municípios da região que se abastecem aqui, são clientes desses novos investimentos”.
O gerente regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Araguaína, Joaquim Quinta Neto, entende que o Município tem uma atmosfera favorável para instalação de empresas. “O mercado consumidor de Araguaína é muito forte e as pessoas estão empreendendo mais. Além disso, essa gestão trouxe nova cara na cidade e isso proporciona que entremos no radar das grandes lojas”.
Negócio que se desenvolve junto com a cidade
Araguaína também está demonstrando ser palco para desenvolvimento de novas franquias. A exemplo da Açaiteria, que vendeu sua marcar e modelo de negócio para 12 lojas, mais um empreendimento local pretende seguir o caminho de expansão. João de Sousa, de apenas 22 anos, é proprietário do Churros do João. Ele já conquistou duas unidades de seu empreendimento e está viabilizando franqueamento do negócio.
De acordo com João, Araguaína foi fundamental para crescimento do empreendimento. Para ele, a população abraçou o projeto e tem um público fiel. “A cidade está crescendo com os novos empreendimentos de ensino e comércio, o que nos deu oportunidade de expandir nossos pontos de vendas, e nossa perspectiva é crescer junto com a cidade”, afirmou o empresário.
Polo para instalação de franquias
A Capital Econômica do Tocantins tem pelo menos 60 lojas franqueadas, entre diversas áreas. Podem ser alimentação, como Mais Coxinha e Cacau Show; ou serviços, a exemplo Não + Pelo e Wizard; ou até de saúde, como Odonto Company e Farmácia do Trabalhador do Brasil.