Durante o Programa Jovem Empreendedor, estudantes desenvolverão práticas como estratégias de produtividade e comercialização de produtos nas escolas municipais
Por Abdon Barbosa | Foto: Marcos Filho Sandes/Ascom
Com o objetivo de estimular a criatividade e o empreendedorismo nas crianças, a Prefeitura de Araguaína, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/TO), dará continuidade ao Programa Jovem Empreendedor Primeiros Passos (JEPP) nas escolas municipais. Em 2019, serão mais de 6 mil alunos que contarão com aulas que desenvolverão estratégias de produtividade e comercialização de produtos.
"Além de estimular o instinto empreendedor da criança, o JEPP desenvolve também a capacidade de trabalhar em equipe e compartilhar conhecimentos voltados ao universo empresarial", destacou o secretário municipal da Educação, José da Guia.
Etapas
O programa, que é desenvolvido em etapas, terá início nos primeiros dias de maio com a capacitação dos professores, ofertada pelo Sebrae.
Os próximos passos serão a orientação teórica em sala de aula e a Feira do Empreendedor. Nas aulas, os estudantes recebem orientação teórica e são estimulados a desenvolver habilidades com foco no desenvolvimento de ideias que visem o empreendedorismo.
Na Feira do Empreendedor, o material produzido em sala de aula será exposto e colocado à venda pelos alunos.
Transformação
Na Rede Municipal de Ensino, o JEPP teve início em 2014 e mais de 4.500 alunos, de 39 escolas, incluindo seis escolas da zona rural, estiveram envolvidos diretamente com o programa.
Para o gerente do Sebrae em Araguaína, Joaquim Quinta Neto, o JEEP é uma ferramenta de transformação de vidas através do empreendedorismo. "Além dos alunos iniciarem uma relação com o mercado de trabalho, eles também desenvolvem competências que serão úteis para toda a vida".