Cartão garante desconto ou a gratuidade das passagens para viagens interestaduais a idosos com renda de até dois salários mínimos
Por Mara Santos | Foto: Marcos Filho Sandes
A procura pela emissão da Carteira do Idoso Interestadual na Secretaria Municipal da Assistência Social de Araguaína aumentou em 50% neste mês de janeiro, se comparado a janeiro do ano passado.
Até a última quinta-feira, 24, a secretaria registrou 132 solicitações do cartão, enquanto em janeiro de 2018 foram 89. O total de cartões emitidos durante todo o ano de 2018 em Araguaína foi de 1.259.
Direitos garantidos
Emitida pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), a carteira é nacional e garante a gratuidade em passagens interestaduais a idosos com renda de até dois salários mínimos.
Para obter a gratuidade em passagens intermunicipais, é necessário requerer o benefício junto à Assistência Social do Estado do Tocantins.
De acordo com a legislação, as empresas de transporte de passageiros devem reservar em cada veículo duas vagas gratuitas por viagem para idosos. Caso essas vagas já estejam preenchidas, o idoso tem direito a um desconto de 50% no valor da passagem.
Como obter o cartão
Para solicitar o cartão, basta que o idoso compareça em horário comercial à Secretaria Municipal da Assistência Social, localizada à Rua Humberto de Campos, n° 508, Bairro São João. Para fazer o cadastro, são necessários os seguintes documentos: RG, CPF, duas fotos 3x4 recentes, comprovantes de renda e de endereço.