A atualização do registro deve ser feita anualmente para evitar a suspensão de benefícios como Bolsa Família, Identidade Jovem (ID-Jovem) e Benefício de Prestação Continuada (BPC)
Por Marcelo Martin
O atendimento para atualização e novos registros no Cadastro Único (CadÚnico) está sendo realizado em novo horário, das 7h30 às 13h30, durante o mês de julho. O sistema é a porta de entrada para benefícios federais, como Benefício de Prestação Continuada (BPC), Bolsa Família, Identidade Jovem (ID-Jovem), entre outros. Para manter os auxílios, é necessário que o beneficiário compareça à Secretaria de Assistência Social, anualmente.
De acordo com a coordenadora municipal do setor, Francini Aparecida Tontini, a mudança é necessária para melhor atender aos beneficiários. “Há maior demanda pela manhã e para os usuários do CadÚnico esse horário atende melhor às suas necessidades. Já a secretaria continuará com o expediente no período da tarde, das 12 às 18 horas”, explicou.
A Secretaria Municipal da Assistência Social é localizada à Rua Humberto de Campos, n° 508, no Bairro São João.
Suspensão do benefício
Um dos critérios para suspensão dos benefícios é a não-atualização do cadastro. Como é feita anualmente, muitos usuários aproveitam o período de julho para buscar essa atualização. "É importante que o beneficiário não perca o prazo", lembrou a coordenadora.
Documentação necessária
Para fazer o recadastramento, o beneficiário deve comparecer à secretaria portando identidade; certidão de nascimento, casamento ou averbação de divórcio; CPF; título de eleitor; Carteira de Trabalho; comprovante de residência; declaração de escola (menores de 18 anos); e contrato habitacional, nos casos em que o beneficiário tenha recebido imóvel por meio do Programa Minha Casa Minha Vida.
Atendimento ampliado
A partir de 1º de agosto, o serviço terá atendimento nos dois turnos e será ampliado para 10 horas e meia ininterruptas. O expediente será das 7h30 às 18 horas.