Em oito horas de debate, a 10ª Conferência Municipal da Assistência Social será realizada das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, no auditório da OAB
Por Thatiane Cunha | Foto: Marcos Sandes/Ascom
O direito do povo com financiamento púbico e participação social são temas discutidos na 10ª Conferência Municipal da Assistência Social de Araguaína nesta quarta-feira, 18. O evento terá início às 8 horas e encerramento às 18 horas, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Na programação estão previstos palestra, grupos de trabalho, eleição dos delegados e avaliações das propostas feitas pelo público.
“A participação social é fundamental para tudo que a assistência social vem fazendo em prol da comunidade. Mesmo a pessoa não necessitando dos atendimentos e não se encaixando no perfil de usuário, como cidadão tem o dever de auxiliar o processo em prol da população que mais necessita de ajuda”, afirmou o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Jhenmerson Rodrigues.
Direito e dever
A palestra com o tema da conferência será às 9 horas, ministrada pelo especialista em psicopedagogia Emanoel Aires do Nascimento. Entre os eixos abordados estão o Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado, Financiamento do SUAS e Democracia e controle social no SUAS.
As propostas da população relatadas no evento serão enviadas como sugestões para as conferências estadual e federal. O objetivo é que melhorarem as condições de atendimento na assistência social e a vida dos mais vulneráveis.
Como participar
Antes da palestra, às 7h30, os participantes deverão fazer o credenciamento. Às 8 horas será a abertura oficial com a leitura do regimento interno. A parte prática do evento será a partir das 14 horas com a formação dos grupos de trabalho. Logo após, será a exposição dos relatórios dos grupos, com trinta minutos para cada apresentação.
Às 16h45, está prevista a eleição dos delegados que irão representar a cidade nas conferências externas. Ao final, os presentes avaliarão o evento.
Programação
7h30 - Início do credenciamento;
8h – Abertura oficial e leitura do Regimento Interno;
9h – Palestra Assistência Social: Direito do Povo com Financiamento público e Participação Social com Emanoel Aires do Nascimento;
12h – Intervalo;
14h – Formação dos grupos de trabalho;
15h – Exposição dos relatórios dos grupos;
16h30 – Intervalo;
16h45 – Eleição dos delegados;
17h – Avaliação da conferência.