Rede Municipal de Ensino chamou atenção com a apresentação das atividades complementares esportivas, culturais e artísticas desenvolvidas nas escolas
Por Mara Santos | Foto: Marcos Sandes/Ascom
O tradicional desfile de 7 de Setembro atraiu centenas de pessoas para a Rua Dois de Julho, na manhã do último sábado, para assistir ao desfile que celebrou os 197 anos da Independência do Brasil. A Universidade da Maturidade (UMA), projeto desenvolvido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) fez a abertura do evento, seguida das escolas públicas municipais.
Além dos tradicionais pelotões de balizas e a fanfarra, a Rede Municipal de Ensino levou ao público uma mostra das atividades complementares desenvolvidas nas unidades, como a escolinha de futebol da Sociedade Desportiva Sparta, que em parceria com o Município atende mais de 200 crianças e adolescentes; o karatê, música; teatro e dança.
As amigas Henny, Raiely e Yasmin, da Escola Municipal William Castelo Branco, participam do desfile todos os anos. “É muito bom desfilar, nossa família vem assistir e ficam orgulhosos de nos ver participando”, comentou Yasmin.
Fechando a série das escolas municipais, alunos da Escola de Artes Raimundo Paulino (Reciclarte) apresentaram diversos instrumentos musicais, roupas e brinquedos confeccionados a partir do reaproveitamento de materiais diversos, como pallets, carcaças de computadores que viraram tambores, tecido de guarda-chuvas que viraram saias, pneus e garrafas pet que se tornam brinquedos e levam os pequenos a viajar na imaginação.
“Podemos acompanhar a constante evolução das nossas crianças, a fanfarra a cada ano melhor, o trabalho cultural e artístico, os esportes. Isso é resultado dos nossos investimentos na educação, com valorização dos profissionais e qualidade na estrutura das escolas. Isso vem confirmar que estamos no caminho certo”, afirmou o prefeito Ronaldo Dimas.
Escolas estaduais e Rede de Atenção Psicossocial
As escolas estaduais também contaram com uma fanfarra e um pelotão chamando atenção para a campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. O tema também foi abordado pelas equipes da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), que aproveitaram o desfile para convidar a comunidade a participar das atividades da campanha, como o 3° Fórum de Prevenção ao Suicídio, a ser realizado no próximo dia 20, no Unitpac.
Instituições e ONGs
Dando sequência e encerrando a parte civil do desfile, foi a vez dos grupos independentes de patins, skate, motociclistas e ciclistas, seguidos das instituições como Ordem das Garotas Arco-íris, Ordem DeMolay, Ação Paramaçônica Juvenil (APJ), Igreja Evangélica Assembleia de Deus e Bombeiros Civis.
Militares
O desfile de viaturas do Corpo de Bombeiros Militar abriu a segunda parte do desfile, seguido de 756 alunos do Colégio da Polícia Militar e da Academia de Artes Marciais do 2º Batalhão da Polícia Militar; Grupamento de Radiopatrulha; Força Tática e Tático Motos; e a Força Tática Cães.
Finalizando o desfile, a participação especial de um pelotão de 30 soldados do 50º Batalhão de Infantaria de Selva (50 BIS) de Imperatriz.