Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Prefeitura de Araguaína
Estado do Tocantins
Acesso Rápido
Transparência e-SIC Diário Oficial Secretarias Carta de Serviço
Funcionalidades do Sistema
Acessibilidade Redefinir cookies
Prefeitura de Araguaína
Prefeitura de Araguaína
Serviços
  • Serviços por público alvo
    • Cidadãos
    • Empresas
    • Órgãos e Entidades Públicas
    • Servidores
    • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
  • Buscar serviços por
    • Categoria
    • Secretaria
  • Minhas Solicitações
Canais de Atendimento
  • Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Notícias
  • 2025
  • 2024
  • 2023
  • 2022
  • 2021
  • 2019
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Premiação São João do Cerrado
Redes Sociais
  • Página Inicial
  • Notícias
  • 2019
  • Clínica-Escola Mundo Autista, de Araguaína, vai receber prêmio da Câmara dos Deputados

Clínica-Escola Mundo Autista, de Araguaína, vai receber prêmio da Câmara dos Deputados

Publicação:  21/08/2019 13h04
Última modificação:  21/08/2019 13h04
Compartilhar:

A unidade será uma das cinco entidades ou instituições do País escolhidas para o Prêmio Nise da Silveira, que destaca ações de promoção da saúde mental

Por Daniel Machado | Fotos: Marcos Sandes/Ascom

 

Referência no cuidado de crianças e jovens autistas na Região Norte do País, a Clínica-Escola Mundo Autista, de Araguaína, foi escolhida para receber o Prêmio Nise da Silveira de Boas Práticas e Inclusão em Saúde Mental na Câmara dos Deputados. A clínica-escola, administrada pela Prefeitura de Araguaína com o apoio dos familiares dos usuários, foi uma das cinco entidades ou instituições escolhidas para o prêmio entre as mais de 50 que concorriam à honraria.
 
“A clínica faz parte de nossos compromissos de criar ambientes públicos de atendimento especializado. Somos pioneiros no País e o prêmio mostra que estamos no caminho certo”, comentou o prefeito Ronaldo Dimas após o anúncio da premiação.
 
Indicação
A votação, feita pelo Conselho Deliberativo do Prêmio, ocorreu na manhã desta quarta-feira, 21 de agosto, no Plenário 7, da Câmara. O conselho conta com dez deputados federais, indicados pelas mais diversas comissões da Casa.
 
A indicação da clínica-escola ao prêmio é de autoria da deputada federal Professora Dorinha. Para o deputado federal Tiago Dimas, que fez campanha pela concessão do prêmio à clínica-escola, inclusive fazendo corpo a corpo com os deputados, a honraria premia um trabalho de excelência realizado pelo estabelecimento.
 
“Isso só vem a dar mais força para o nosso trabalho aqui na Câmara na defesa das pessoas com o espectro autista. Em poucos meses, apresentei e consegui a aprovação de um projeto de lei (PL n° 1.712/2019) que vai fazer com que entidades como a nossa clínica-escola possam receber recursos federais para seu financiamento. O cuidado com a causa dos autistas é um compromisso meu de mandato e vou seguir trabalhando em prol dessas pessoas”, salientou.
 
Premiação
O prêmio, que será entregue na semana de 10 de outubro, em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental, é um grande reconhecimento ao esforço da administração municipal de Araguaína para manter a clínica. Criada em setembro de 2016, o espaço funciona com recursos da Prefeitura.

A criação da clínica é resultado de um esforço conjunto, que se iniciou com a da Lei Municipal n° 3022, de autoria do vereador Marcus Marcelo.
 
Novo tratamento
Desde julho do ano passado, a Clínica-Escola Mundo Autista de Araguaína adquiriu um novo método de diagnóstico constituído por dois testes: Autism Diagnostic Observation Schedule – Second Edition (ADOS-2) e Autism Diagnostic Interview-Revised (ADI-R). O modelo é considerado o mais preciso e facilita o acesso do autista aos benefícios públicos.
 
O teste é excelente para diagnósticos do autismo leve ou moderado, que são os casos mais difíceis de obter a confirmação.  O ADI-R é um inquérito de 93 perguntas que são feitas a mãe da criança, quando as suspeitas do autismo são mantidas, é aplicado o ADOS-2, que são dez brincadeiras.
 
Esse exame pode custar mais de R$ 4 mil se realizado em clínicas particulares. Para ter acesso a uma consulta da Clínica-Escola Mundo Autista de Araguaína, é necessário encaminhamento das redes municipais da Saúde e Educação.

Informações da Prefeitura
Prefeitura Municipal de Araguaína TO
Palácio Tancredo Neves, Rua 25 de Dezembro, 52 - Centro
CEP 77804-030, Araguaína - Tocantins.
Telefone de Contato: (63) 3412-5572
Serviços
Serviços por público alvo
Minhas Solicitações
Canais de Atendimento
Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Notícias
2025
2024
2023
2022
2021
2019
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Premiação São João do Cerrado

Redes Sociais

Prefeitura de Araguaína Prefeitura de Araguaína
Fale Agora Refazer a busca