Playground, academia ao ar livre e campo society são os preferidos para as práticas de esporte e lazer dos moradores no local. Ao todo, seis praças estão em construção na cidade
Por Marcelo Martin - Foto: Marcos Sandes/Ascom
Há cerca de um mês, a pequena Maria Julia, de 4 anos, ganhou um local mais perto de casa para brincar. À época, foi instalado o playground na nova praça do Setor Cimba, que antes mesmo da conclusão da obra já virou ponto de encontro dos moradores da região.
Todos os dias, na volta da creche municipal William Castelo Branco, a Maria Julia tem passagem obrigatória pelo local para ir às alturas do balanço, seu brinquedo preferido. “Ela estuda a tarde e na volta para casa eu sempre a levava no Parque Cimba. Agora, ficou bem mais perto com essa praça”, contou a mãe Ana de Sousa, 29 anos.
A nova praça tem passeio em piso intertravado, conjunto de lixeiras para coleta seletiva, bancos de concreto, iluminação pública, academia ao ar livre com equipamentos de ginástica e playground com gangorra, escorregador, gira-gira, entre outros. Além de um campo society de areia, com traves e alambrado.
De acordo com o publicitário Beto Parente, que também mora nas proximidades da praça, o local já é ponto de encontro do bairro após o cair do sol. “Tem dia que o pessoal fica na praça até meia noite. Malhando, batendo papo ou brincado no campo de futebol. Realmente, ficou muito bonita e bem iluminada”, relatou.
Desde 2013, foram implantados em Araguaína 13 academias ao ar livre, cinco praças, três ginásios esportivos com padrão de excelência, além do Eco Parque Cimba e da Avenida Via Lago, o maior cartão postal da cidade.
Mais áreas de lazer e esporte
Além da praça do Setor Cimba, outras cinco estão em construção em Araguaína. As praças da Vila Azul, Araguaína Sul e Vila Ribeiro estão em fase de conclusão. Já as praças do Costa Esmeralda e Jardim das Palmeiras seguem com as obras em ritmo acelerado.
Além das praças, dois complexos esportivos públicos inéditos na cidade estão sendo realizados. No Setor Beira Lago, haverá estrutura completa, com ginásio, equipamentos de esporte olímpico, pista de atletismo, praça de esportes radicais, entre outros itens de excelência, como iluminação e lixeiras. Já no Xixebal, o diferencial será o campo de futebol com gramado e a quadra de vôlei de areia.
“Somente um desses setores tinha uma praça, o Jardim das Palmeiras. Mas era uma praça pequena e, com a obra, ela foi toda remoldada e receberá uma pista de caminhada. Isso é importante para qualidade de vida dos moradores da região”, explicou a secretária executiva de Captação e Gestão de Recursos, Karoline Galli.
Todos os dias, na volta da creche municipal William Castelo Branco, a Maria Julia tem passagem obrigatória pelo local para ir às alturas do balanço, seu brinquedo preferido