O cronograma contará com mais três eventos até o festival, que será de 21 a 24 de junho, no Parque Cimba
Por Flávio Martin - Foto: Marcos Filho Sandes/Ascom
Araguaína começa a entrar no clima do São João do Cerrado neste domingo, 22, com realização da primeira apresentação pública das quadrilhas juninas, na Praça das Nações, a partir das 20 horas. Este ano serão cinco grupos participantes: Os Malacabados, Os Fei de Cum Força, Explosão AR, Encantos do Luar e Saco Furado. O festival está previsto para o período de 21 a 24 de junho, no Parque Cimba.
Os grupos ensaiam desde janeiro o enredo e a coreografia, mas os detalhes de cada apresentação são segredos e serão mostrados somente no festival São João do Cerrado. Os Malacabados trarão à festa o tema “A Vida Imita a Arte”; já o Encantos do Luar falará “Aos Vivos, as Flores!”; Os Fei de Cum Força vão ao “Reencontro: Em Busca do São João Perfeito”; e a Explosão AR quer “Reacender: A Tradição Esquecida”. A Saco Furado ainda não divulgou seu tema.
Até o início do festival, as juninas se reúnem em mais três eventos. No dia 28 de abril, a sede do Conselho Consultivo das Associações Bairros de Araguaína (CCABA) recebe o Cerimonial Junino, às 21 horas. Nos dias 11 e 12 de maio, será a escolha das Rainhas Mirim e Juvenil, na Praça das Bandeiras, às 20 horas. E no dia 26 de maio, às 20 horas, será a vez de escolher a Rainha do São João do Cerrado e o Casal Cangaço, na Praça das Nações.
As quadrilhas
A partir de agora, todas juninas aumentam o número de ensaios para que tudo saia bonito e encantem o público. O coreógrafo da Encantos do Luar, Heden Sobrinho, disse que até a apresentação o grupo formado por 24 casais, junto à equipe de coordenação, passará a ensaiar três vezes por semana.
“Nosso espetáculo se baseia em três palavras: alegria, saudade e amor. A gente costuma dar muito valor quando perde alguém, temos que valorizar enquanto há vida, porque depois se torna apenas saudade. Vai ser emocionante e alegre. Por isso, ‘Aos Vivos, as Flores’”.
Também ensaiando desde janeiro está a quadrilha Explosão AR. A presidente da junina, Duelene Ribeiro, coordena 16 casais que vão dançar em nome da tradição. “O povo se esqueceu daqueles passos caipiras e vamos trazer de volta essa tradição com ‘Reacender: A Tradição Esquecida’”.
Calendário
Dia 22 de abril (domingo)
20h – Encontro das Quadrilhas (Praça das Nações).
Dia 28 de abril (sábado)
21h – Cerimonial Junino (CCABA - Av. Rio Branco, 90 - St. Caraja).
Dia 11 e 12 de maio (sexta-feira e sábado)
20h - Escolha da Rainha Mirim e Juvenil (Praça das Bandeiras).
Dia 26 de maio (sábado)
20h – Escolha da Rainha São João do Cerrado e Casal Cangaço (Praça das Nações).
Dias 21 a 24 de junho (quinta-feira a domingo)
20h - Festival São João do Cerrado 2017 (Parque Cimba).