Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Prefeitura de Araguaína
Estado do Tocantins
Acesso Rápido
Transparência e-SIC Ouvidoria Secretarias Carta de Serviço
Funcionalidades do Sistema
Acessibilidade Redefinir cookies
Prefeitura de Araguaína
Prefeitura de Araguaína
Canais de Atendimento
  • Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Serviços
  • Serviços por público alvo
    • Cidadãos
    • Empresas
    • Órgãos e Entidades Públicas
    • Servidores
    • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
  • Buscar serviços por
    • Categoria
    • Secretaria
  • Minhas Solicitações
Notícias
  • 2025
  • 2024
  • 2023
  • 2022
  • 2021
  • 2018
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
Ouvidoria Geral
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
UBS de Araguaína
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Premiação São João do Cerrado
Qualidade das Águas – Balneabilidade em Araguaína (TO)
Documentos
Endereços Uteis
  • Creches de Araguaína
  • Escolas de Araguaína
  • UBS de Araguaína
LEISHMANIOSES – Informe Epidemiológico (Araguaína – TO, Novembro 2025)
Webmail Araguaína | Acesso aos e-mails institucionais
Boletins Balneabilidade 2025
Boletins Balneabilidade 2024
Emissão de Certidão de Uso do Solo
Redes Sociais
  • Página Inicial
  • Notícias
  • 2018
  • Prefeitura intensifica digitalização de documentos antigos

Prefeitura intensifica digitalização de documentos antigos

Publicação:  21/03/2018 13h04
Última modificação:  21/03/2018 13h04
Compartilhar:
Prefeitura intensifica digitalização de documentos antigos

 

Criada em julho de 2017, coordenação de digitalização já incluiu mais de 30 mil documentos antigos no Banco de Dados; dentre eles, livro “Registro de Contratos de Trabalho”, de agosto de 1970 ,chamou atenção pelo zelo com que foi escrito

Por: Gláucia Mendes - Foto/Crédito: Marcos Filho Sandes 

Com uma caligrafia impecável, o “Livro de Registro de Contratos de Trabalho” da Prefeitura de Araguaína, datado de agosto de 1970, está entre os documentos catalogados e digitalizados pela coordenação de digitalização, criada em julho do ano passado.  Mais de 30 mil documentos já foram incluídos no banco de dados digital e, ao final dos trabalhos, os conteúdos serão disponibilizados para ser acessados virtualmente. 

A curiosidade do livro é que traz minuciosamente contratos de trabalhos escritos à mão, especificando, por exemplo, o salário da época, que era em cruzeiros.  “Com certeza mesmo com a digitalização, esse livro deve ser preservado por ser um patrimônio histórico. Com quase 50 anos de história, tem uma caligrafia incrível e te permite viajar no tempo ao manuseá-lo”, disse o secretário municipal de Administração, Joaquim Quinta Neto.

Sobre a digitalização, o secretário acrescenta que com a tecnologia ela é necessária. Um dos objetivos é formar um grande banco de dados, composto por documentos históricos e que estejam à disposição da população. “Este projeto, quando finalizado possibilitará a consulta pela internet de qualquer documento da gestão. Isso facilitará a tomada de decisões por parte dos gestores, além de garantir ao contribuinte acesso ao nosso acervo”.

Documentos

Quatro servidores da administração estão envolvidos no projeto e os principais documentos digitalizados são das áreas do Departamento de Pessoal e Setor Financeiro: Contratos e Distratos; Termos Aditivos; Portarias de Nomeações e Exonerações; Estágios; Decretos; Fichas Funcionais de funcionários contratados e efetivos; Processos; Editais e resultados dos concursos realizados nos anos de 1991, 1994, 1995, 1996, 2004, 2009, 2010 e 2012. 

O trabalho garante a padronização de processos de arquivamento físico e digital, conservação do acervo documental do Município, dinamiza o acesso às informações. Além disso irá facilitar a busca de documentos e informações, dando agilidade à gestão e diminuído o custo com impressões e consumo de papel. 

Informações da Prefeitura
Prefeitura Municipal de Araguaína TO
Palácio Tancredo Neves, Rua 25 de Dezembro, 52 - Centro
CEP 77804-030, Araguaína - Tocantins.
Telefone de Contato: (63) 3412-5572
Canais de Atendimento
Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Serviços
Serviços por público alvo
Minhas Solicitações
Notícias
2025
2024
2023
2022
2021
2018
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
Ouvidoria Geral
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
UBS de Araguaína
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Premiação São João do Cerrado
Qualidade das Águas – Balneabilidade em Araguaína (TO)
Documentos
Endereços Uteis
Creches de Araguaína
Escolas de Araguaína
UBS de Araguaína
LEISHMANIOSES – Informe Epidemiológico (Araguaína – TO, Novembro 2025)
Webmail Araguaína | Acesso aos e-mails institucionais
Boletins Balneabilidade 2025
Boletins Balneabilidade 2024
Emissão de Certidão de Uso do Solo

Redes Sociais

Prefeitura de Araguaína Prefeitura de Araguaína
Fale Agora Refazer a busca

Link Flutuante