Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Prefeitura de Araguaína
Estado do Tocantins
Acesso Rápido
Transparência e-SIC Diário Oficial Secretarias Carta de Serviço
Funcionalidades do Sistema
Acessibilidade Redefinir cookies
Prefeitura de Araguaína
Prefeitura de Araguaína
Serviços
  • Serviços por público alvo
    • Cidadãos
    • Empresas
    • Órgãos e Entidades Públicas
    • Servidores
    • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
  • Buscar serviços por
    • Categoria
    • Secretaria
  • Minhas Solicitações
Canais de Atendimento
  • Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Notícias
  • 2025
  • 2024
  • 2023
  • 2022
  • 2021
  • 2018
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Premiação São João do Cerrado
Qualidade das Águas – Balneabilidade em Araguaína (TO)
Redes Sociais
  • Página Inicial
  • Notícias
  • 2018
  • Prefeitura de Araguaína cria comitê que visa diminuir índices de mortes materna e infantil

Prefeitura de Araguaína cria comitê que visa diminuir índices de mortes materna e infantil

Publicação:  17/09/2018 08h02
Última modificação:  17/09/2018 08h02
Compartilhar:

Objetivo da comissão é ampliar o conhecimento sobre as circunstâncias dessas mortes, identificar fatores de risco e propor políticas públicas de melhoria da qualidade do atendimento

Por Marcelo Martin - Fotos: Marcos Filho Sandes e Marcelo Martin/Ascom

A Prefeitura de Araguaína criou o Comitê Municipal de Prevenção do Óbito Materno, Fetal e Infantil para melhorar o conhecimento das circunstâncias da ocorrência desses óbitos, identificando os fatores de risco e propondo medidas de melhoria da qualidade da assistência à saúde. Sua implantação foi aprovada pela Portaria de nº 12/2018, publicada no Diário Oficial nº1650, da última quarta-feira, 12 de setembro.
 
O comitê reúne membros de órgãos públicos e diversas instituições municipais e estaduais para alinhamento de informações e registros, por meio da sensibilização dos profissionais para preenchimento dos prontuários, fichas de atendimento, cartão da gestante e cartão da criança, além da elaboração de novas políticas públicas e ferramentas para melhor qualidade do atendimento.
 
A primeira reunião do Comitê foi realizada na última quinta-feira, 13, no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). De acordo com o presidente da comissão, o médico Ivan Alves de Lima Júnior, todo óbito é investigado e, por muitas vezes, aponta que poderia ter sido evitado. “O objetivo é aprender com os motivos do óbito para evitar novas mortes. Hoje, os relatórios são feitos, mas acabam ficando soltos, não existe um feedback alertando as instituições sobre o motivo. Um dos trabalhos da comissão vai ser analisar esses relatórios e discutir meios de evitar essas mortes”.
 
Logo na primeira reunião, já surgiram ideias para melhorar o atendimento. O tenente Rocha, do Corpo de Bombeiros de Araguaína, por exemplo, sugeriu a elaboração de um formulário específico para gestantes. “Os socorristas vão ao acidente e podem encontrar uma mulher grávida, que é encaminhada ao Hospital Regional, mas não existe um formulário próprio que ajuda a catalogar e agilizar o atendimento no hospital e evitar os óbitos”.
 
Estatísticas
Atualmente, o Município apresenta índice de mortalidade infantil acima do preconizado pelo Ministério da Saúde (MS). Planejada para 10 óbitos a cada mil nascimentos, Araguaína chegou ao índice de 12,8 para cada mil em 2017. Em números absolutos, foram 29 mortes infantis no ano passado e parcial de 18 neste ano.
 
Para o presidente da comissão, a morte dá sinais. “A gestante apresenta sinais de anemia e, às vezes, o simples tratamento com sulfato ferroso já é o suficiente para evitar óbito. Mas, nem sempre a família tem consciência disso, então, é necessário que a comissão dialogue para chegar até essa mulher”, considera. O relatório aponta que, desde 2015, 65% dos óbitos fetais e 51,7% dos óbitos infantis eram evitáveis.
 
Composição
O Comitê Municipal de Prevenção do Óbito Materno, Fetal e Infantil é composto por representantes das Unidades Básicas de Saúde (UBS); Saúde da Mulher; Rede Cegonha; Saúde da Criança; Programa Saúde da Família (PSF); Agentes Comunitários de Saúde; Núcleo de Apoio e Saúde da Família (NASF); Vigilância Epidemiológica; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); Conselho Municipal de Saúde; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Ministério Público; Conselho de Direito da Criança e do Adolescente; Conselho Tutelar; Conselho Consultivo das Associações de Bairro de Araguaína (CCABA); faculdades de medicina e enfermagem; Delegacia Regional de Ensino (Drea); Secretaria Municipal da Educação; Corpo de Bombeiros; hospitais; Pastoral da Aids; Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO); Conselho Regional de Medicina (CRM/TO); Fundação Nacional de Saúde (Funasa); Secretaria Estadual de Saúde (Sesau); Serviço Social e Pastoral da Criança.



 

A primeira reunião do Comitê foi realizada na última quinta-feira, 13, no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest)

Informações da Prefeitura
Prefeitura Municipal de Araguaína TO
Palácio Tancredo Neves, Rua 25 de Dezembro, 52 - Centro
CEP 77804-030, Araguaína - Tocantins.
Telefone de Contato: (63) 3412-5572
Serviços
Serviços por público alvo
Minhas Solicitações
Canais de Atendimento
Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Notícias
2025
2024
2023
2022
2021
2018
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Premiação São João do Cerrado
Qualidade das Águas – Balneabilidade em Araguaína (TO)

Redes Sociais

Prefeitura de Araguaína Prefeitura de Araguaína
Fale Agora Refazer a busca

Link Flutuante