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Ouvidoria da Saúde atende quase mil pessoas em Araguaína em 2017

Publicação:  06/02/2018 05h49
Última modificação:  06/02/2018 05h49
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Ouvidoria da Saúde atende quase mil pessoas em Araguaína em 2017

Usuários podem manifestar suas opiniões sobre os serviços da saúde municipal pelo telefone 0800 646 8546, no site da Prefeitura, por e-mail e ainda pessoalmente na sede da Secretaria

Por Mara Santos | Foto: Marcos Filho Sandes
 
Os usuários dos serviços públicos de saúde em Araguaína têm à disposição os serviços da Ouvidoria Municipal da Saúde. São diversos canais através dos quais o usuário pode dar sua opinião e contribuir com informações que podem ajudar a melhorar a qualidade dos serviços prestados. Em 2017, a Ouvidoria da Saúde registrou um total de 999 atendimentos.

O objetivo dos canais abertos e gratuitos é dar voz à população e torná-la cada vez mais próxima dos serviços ofertados no Município. “Ter esse retorno de como os serviços chegam ao cidadão é muito importante. Fazendo esse contato com a secretaria de maneira formal, o araguainense está mostrando que faz parte desse sistema e que sua atuação melhorará ainda mais o atendimento para todos”, explicou o secretário da Saúde, Jean Luís Coutinho.

Para registrar sua reclamação, sugestão, elogio, denúncia, solicitação ou informação, basta procurar a Ouvidoria, indo pessoalmente à Secretaria Municipal da Saúde ou entrando em contato através do telefone (0800 646 8546), site (araguaina.to.gov.br), correspondência (Rua Sete de Setembro, 555, Centro) ou e-mail (ouvidoria.saude@araguaina.to.gov.br).

Registros e retornos

O cidadão pode registrar sua manifestação de três formas: identificada, cujos dados ficarão acessíveis a todas as esferas da Secretaria Municipal da Saúde; sigilosa, quando os dados são coletados pela Ouvidoria, mas não são divulgados a nenhum órgão da secretaria; ou anônima, quando nenhum dado é coletado.

Ao registrar uma manifestação, o cidadão receberá um número de protocolo para acompanhar sua demanda. De acordo com o coordenador da Ouvidoria, Nailton de Andrade, todas as manifestações dos usuários são acolhidas e atendidas conforme os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Nosso interesse é que a resposta seja dada o mais breve possível, mas há uma sensibilização para que as demandas sejam respondidas em até dez dias”, afirmou Andrade.

Apoio técnico

Desde a sua criação, em 2011, a Ouvidoria Municipal da Saúde trabalha em parceria com o Núcleo de Apoio Técnico (NAT), que atua articulando a solução das demandas na via administrativa, resolvendo as demandas e reduzindo a judicialização dos processos.

Conveniado ao Tribunal de Justiça, o NAT estreita o diálogo com os profissionais do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública através da emissão de pareceres técnicos relacionados à área da saúde, como dados sobre a dispensação de medicamentos, consultas, internações e cirurgias, entre outros.

Dos 1.492 requerimentos acolhidos em 2017, o NAT atingiu 96,65% de resolutividade na esfera administrativa, sendo apenas 3,35% judicializados.

Informações da Prefeitura
Prefeitura Municipal de Araguaína TO
Palácio Tancredo Neves, Rua 25 de Dezembro, 52 - Centro
CEP 77804-030, Araguaína - Tocantins.
Telefone de Contato: (63) 3412-5572
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