Interface otimiza o desempenho e integra dados que podem ser acessados por todas as secretarias municipais
Por Flávio Martin - Foto: Marcos Filho Sandes/Ascom
A Prefeitura de Araguaína implantou um sistema integrado na gestão de alguns serviços do Município. A nova plataforma online vem sendo utilizada pelos servidores públicos municipais desde o começo de junho, e agora, está aberta para consultas públicas do contribuinte. O sistema também é acesso ao Portal da Transparência.
Segundo o responsável pela Tecnologia da Informação do Departamento de Comunicação, Wermerson Trindade, a nova plataforma otimiza o desempenho e diminui a redundância de dados. “O sistema permite que todas as Secretarias usem os mesmos caminhos para realização dos trabalhos”.
Ele ainda comenta que a nova interface é mais visual e intuitiva, com ícones como em um smartphone, e que a tela de navegação se adapta a todos os aparelhos de comunicação, como tablet, computador e até smart TV.
O novo sistema também permite número ilimitado de usuários online. De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Fabiano Souza, o módulo antigo disponibilizava, por exemplo, 30 licenças para que os servidores da Fazenda estivessem online ao mesmo tempo, o que limitava a funcionalidade da secretaria. “Do ponto de vista da administração pública, além de ser mais barato, o sistema não é limitante”.
Acesso da população
O novo sistema mantém os serviços existentes na plataforma antiga, como consultas ao andamento de processos, débito do contribuinte ou imóvel e validação de certidão. Para o servidor público municipal é conservada a validação dos contracheques e demais informações dos Recursos Humanos (RH). Todas as funções foram aprimoradas para melhor navegação e triagem da pesquisa.
O Portal da Transparência também teve sua interface melhorada e continua trazendo todos os serviços para consulta pública. Contendo, por exemplo, despesas, licitação, receita, audiências públicas, orçamento, folha de pagamento, diárias/passagens, relação de veículos, inspeções, auditoria, prestação, tomada de contas, retenções do fornecedor, metas/projetos e transferências financeiras para entidades privadas sem fins lucrativos.