Evento é aberto à comunidade e realizado ao final de cada bimestre, com apresentações e outras atividades de socialização do conhecimento adquirido em sala de aula
Por Flávio Martin - Foto: Marcos Filho Sandes/Ascom
A Prefeitura de Araguaína realiza neste sábado, 24, em todas as unidades da rede pública municipal, o Dia “D” de Leitura. Todas as salas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1 - 1º ao 5º ano - terão apresentações sobre a literatura estudada durante o primeiro bimestre. O evento serve para socialização do conhecimento entre os alunos, a escola e a família. O período das apresentações é o mesmo horário letivo de cada turma, tendo início às 7 horas e às 13 horas.
De acordo com a diretora do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal da Educação, Macelia Pereira de Sousa Leal, o projeto foi iniciado em 2010 e vem sendo ampliado a cada ano. Este será o primeiro Dia “D” de Leitura de 2018. Outros três estão agendados para 14 de junho (quinta-feira), 18 de agosto (sábado) e 24 de novembro (sábado).
“Cada turma trabalha pelo menos dois nomes por bimestre, que não precisam ser necessariamente escritores, como por exemplo, Santos Dumont. E então, apresentamos teatro, música, fazemos rodas de leituras, dança e outras atividades que demonstrem e socializem o conhecimento. O momento é importante também para trabalhar questões sociais, como a timidez e a inclusão”, explicou a diretora
Na semana que antecede o Dia “D” o trabalho é intensificado para detalhamento do conteúdo aprendido, como biografia do personagem e ensaio de música. A Escola Municipal Aurélio Buarque de Holanda, a exemplo, escolheu Bia Bedran, que é compositora e cantora, e o cartunista Ziraldo.
Os alunos da escola foram divididos em quatro grupos para apresentação da biografia, músicas, histórias, fotos, dança e dramatização, como “abóbora faz melão”, “boneca de lata”, “sopa de pedra” e “tem bicho no circo”.