Qualquer pessoa pode doar livros infantis novos ou usados em três pontos de coleta; doador também pode fazer a ação sem sair de casa, informando o local de entrega por telefone
Por Thatiane Cunha | Foto: Marcos Filho Sandes/Ascom
A parceria entre Prefeitura de Araguaína e Centro Universitário Unitpac criará uma biblioteca na Casa de Acolhimento Ana Caroline Tenório. No local, são acolhidas 40 crianças que aguardam o retorno para suas casas em segurança ou pela adoção. O espaço de leitura será criado por meio de uma campanha de arrecadação de livros infantis novos e usados. Qualquer pessoa pode doar nos pontos de coleta ou sem sair de casa, informando o endereço de entrega da doação por telefone.
“Essas crianças são vítimas sociais e muitas sofreram abandonos e maus tratos. Dar a elas uma possibilidade de viajar nas páginas de livros e ter um espaço assim para voltarem a sonhar, é nosso objetivo sendo voluntários dessa campanha”, afirmou uma das coordenadoras do projeto, Lhorrane Cristina Domingues.
Pode doar agora
A campanha já disponibiliza três pontos de coleta em locais estratégicos. Um fica localizado no Setor Rodoviário, na Avenida Santos Dumont, nº 1.206, na loja 7 Turismo. O outro no Setor Urbanístico, na Rua Tibúrcio Dantas, nº 373, na loja Só Piscinas. E o terceiro ponto fica no Diretório Acadêmico do Centro Universitário Unitpac, localizado na Avenida Filadélfia, nº 568, no Setor Oeste.
O doador ainda pode entregar os livros sem sair de casa. “Caso tenham livros para doação, basta ligar ou mandar uma mensagem no WhatsApp que iremos buscar”, lembrou a coordenadora. Os telefones para doações são (63) 98453 5795, 99237 2543 e 99943 3132.
Espaço de amor
Com sede própria desde julho, a Casa de Acolhimento Ana Caroline Tenório abriga atualmente 26 meninas e 14 meninos, entre zero e 18 anos, que estão em situação de vulnerabilidade social. Mantida pela Prefeitura de Araguaína, a casa foi pensada no conforto e bem-estar das crianças que passarem pela unidade, que fica próxima à Via Lago.
Muitas dessas crianças e adolescentes estavam expostas às drogas, ao abandono pelos pais biológicos ou responsáveis, maus tratos, violência doméstica, abuso físico e sexual, negligência, dentre outros fatores que as colocavam em risco de morte.
O projeto
A campanha de doação de livros faz parte do Projeto Academia Itinerante e é uma iniciativa do 10º período de Direito do Unitpac. A escolha da Casa de Acolhimento Ana Caroline Tenório foi para desenvolver a ação “A importância da leitura na formação do cidadão”.
Além da arrecadação de livros, a campanha também busca a doação de subsídios para a construção e decoração do espaço de leitura, para que seja algo ainda mais atrativo para as crianças.