Solenidade da passagem de faixa entre as bebês-prefeitas foi realizada na manhã de hoje, no Hospital e Maternidade Dom Orione
Por: Gláucia Mendes - Foto/Crédito: Marcos Filho Sandes
A Semana do Bebê de Araguaína teve início no último domingo, 20, e já contou com várias atividades. Na manhã de hoje, foi realizada a passagem da faixa de bebê-prefeita, onde a pequena Alice Lopes de Souza Campos, de um ano, passou o símbolo para Heloysa Moura Fernandes, que nasceu na manhã de domingo, no Hospital e Maternidade Dom Orione (HDO).
Neste ano, a faixa foi simbólica, colocada em uma boneca anjinho, a justificativa dos organizadores é que esta é uma orientação do Fundo das Nações Unidas pela Infância (UNICEF), visto que bebês são muito sensíveis para ter contato com o tecido com o qual a faixa é confeccionada.
A mãe de Alice, Marcélia Campos da Silva, contou que foi um ano feliz. “Recebi muito apoio de todos e esse mês vou iniciar um curso no Centro de Geração de Renda”.
Abertura da Semana do Bebê
A abertura da Semana do Bebê foi no último domingo com a participação de mais de 150 pessoas, entre crianças e comunidade em geral. Foram ofertados serviços na área da Assistência Social, Saúde e Educação, com apresentação de capoeira, oficinas, workshops, coreografias, espaço kids, banda da Policia Militar (PM) e outras atividades.
Um dos organizadores da semana, Jhenmerson Rodrigues, destaca que um dos objetivos é o desenvolvimento da criança. “Queremos que todos tenham cuidados especiais nessa fase da vida para que cresçam saudáveis”.
Bebê-prefeita
O bebê-prefeito é a primeira criança a nascer após a abertura da Semana do Bebê, conforme a Lei Municipal nº 3.007/2016. Heloysa nasceu de parto normal, na manhã de domingo, com 48 cm e 2,6 kg. A mãe, Larissa Francisca Moura, de 18 anos, contou que quando falaram que sua filha seria a bebê-prefeita ela achou que era só um incentivo para ter o parto normal. “Fui cercada de muita atenção e fiquei feliz, depois descobri que realmente existia a Semana do Bebê”.
O superintendente do HDO, Osvair Murilo da Cunha, disse que cada vez mais os espaços de politicas públicas da saúde estão sendo ampliados. “Eu agradeço as parcerias, com elas é que vêm os benefícios para as mães, como o projeto Cegonha, onde as mulheres podem ter parto normal humanizado e com segurança”. Ele acrescentou que o parto normal tem melhor recuperação e traz mais vantagens para a mãe e o bebê do que a cesariana.
A Semana do Bebê é uma realização da Prefeitura de Araguaína, com o apoio do UNICEF e parceiros. A primeira edição foi realizada em 2016 e a programação, voltada para a preservação dos direitos da primeira infância, de 0 a 6 anos, deve ser realizada todos os anos.
Programação
Dia 21 (segunda-feira)
15h - Palestra sobre violência e acidentes (CEI Gloria Morais);
16h – Palestras, desfile do bebê saudável, verificação de carteiras de vacina e apresentações culturais (CEI José Martins dos Santos);
Dia 22 (terça-feira)
7h30 – Roda de Conversa: “Puericultura / Mitos e verdades da vacinação.” (UBS senador Benedito);
7h30 – Roda de Conversa: “Cuidados com o recém-nascido (UBS Bairro de Fatima);
7h30 – Roda de Conversa: “Amamentação e Alimentação Complementar (UBS Lago Azul);
10h – Blitz pedagógicas, palestras e apresentações culturais (CEI Gloria Morais);
14h – Apresentações culturais e palestras (Escola Municipal Professora Josefa Dias);
9h – Roda de Conversa sobre a Família Acolhedora (UBS José Ronaldo Pereira da Costa)
16h – Happy Baby - Ensaio Fotográfico e Aniversário de 01 ano da Bebê Prefeita 2017 (Alice) (Parque Cimba).