Encontro será realizado no auditório do Sebrae; entre os assuntos discutidos estão água, saneamento e seus impactos reais na vida de crianças e adolescentes
Por: Adriana Santana| Foto: Marcos Filho Sandes
Araguaína sedia, nesta quinta e sexta-feira, o 2º Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF, em que participam os representantes dos municípios que aderiram à 3ª edição do Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), correspondente ao período 2017-2020. Participarão técnicos da Educação, Saúde e Assistência Social de Araguaína e de outros 26 municípios da região.
O evento será realizado no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), localizado à Rua 25 de Dezembro, nº 152, Centro. Na quinta-feira, a capacitação será das 14 às 18 horas, e segue na sexta-feira, das 8 às 18 horas.
Desde 2017, 87 municípios tocantinenses foram certificados com o selo e foram divididos em dois polos, onde são realizadas as formações voltadas ao articulador municipal do Selo e ao mobilizador de adolescente. O primeiro evento no Tocantins foi realizado em Palmas, nos dias 07 e 08 de Agosto.
Temas abordados
O ciclo de capacitação faz parte das atividades voltadas para a garantia e realização dos direitos de crianças e adolescentes e é realizado pelo UNICEF em parceria com a Prefeitura de Araguaína, Instituto Peabiru e Governo do Tocantins.
Neste ciclo, entre os assuntos debatidos estão “Água e Saneamento – produzindo impactos reais e positivos na vida de Crianças e Adolescentes”, nutrição, mobilização dos adolescentes, vacinação e Plataforma Crescendo Juntos. Devem
A promoção do protagonismo dos adolescentes será o grande destaque deste ciclo de capacitação, onde meninos e meninas vão conhecer as propostas metodológicas especificas para eles, fazendo sugestões sobre como o trabalho pode ser conduzido com o público juvenil nos municípios.
Após o período de preparação, os municípios assumirão o desafio de promover o 1º Fórum Comunitário, momento de escuta qualificada da população que, junto com o diagnóstico da situação da infância e adolescência, o município prepara o Plano de Ação.
Primeiro Ciclo
O primeiro ciclo de capacitação foi realizado nos dias 15 e 16 de março. Nele, os gestores e técnicos receberam orientações sobre como funciona o Selo, a metodologia da 3ª edição, os resultados esperados nos municípios participantes, indicadores que serão monitorados, como os municípios serão avaliados e como realizar o 1º Fórum Comunitário.
Sobre o Selo UNICEF
O projeto Selo UNICEF é realizado em conjunto com os nove Governos Estaduais da Amazônia e o Instituto Peabiru. A certificação internacional reconhece avanços reais e positivos para a vida de crianças e adolescentes. Receber o Selo significa que os municípios realizaram esforços, por meio de políticas públicas, para promover, proteger e realizar direitos de meninos e meninas.
Araguaína já foi certificada com o Selo UNICEF 2013-2016, por cumprir uma série de ações que possibilitaram melhorias na vida de crianças e adolescentes desde a adesão à iniciativa, faz parte das metas do município fomentar as politicas públicas para a juventude, incluindo a criação do Núcleo de Cidadania do Adolescente (NUCA), que contará com a participação direta dos jovens.