Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Prefeitura de Araguaína
Estado do Tocantins
Acesso Rápido
Transparência e-SIC Diário Oficial Secretarias Carta de Serviço
Funcionalidades do Sistema
Acessibilidade Redefinir cookies
Prefeitura de Araguaína
Prefeitura de Araguaína
Serviços
  • Serviços por público alvo
    • Cidadãos
    • Empresas
    • Órgãos e Entidades Públicas
    • Servidores
    • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
  • Buscar serviços por
    • Categoria
    • Secretaria
  • Minhas Solicitações
Canais de Atendimento
  • Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Notícias
  • 2025
  • 2024
  • 2023
  • 2022
  • 2021
  • 2018
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Premiação São João do Cerrado
Qualidade das Águas – Balneabilidade em Araguaína (TO)
Redes Sociais
  • Página Inicial
  • Notícias
  • 2018
  • 3ª Semana do Bebê leva orientações e serviços à comunidade

3ª Semana do Bebê leva orientações e serviços à comunidade

Publicação:  23/05/2018 08h05
Última modificação:  23/05/2018 08h05
Compartilhar:
3ª Semana do Bebê leva orientações e serviços à comunidade

Programação segue durante toda a semana nas UBS, escolas e CRAS; encerramento será na sexta-feira, a partir das 16 horas, no Parque Cimba

Por Flávio Martin - Foto: Marcos Filho Sandes/Ascom

Os cuidados com bebês em seus primeiros anos de vida e desenvolvimento na infância exigem atenção especial. Na realização da 3ª Semana do Bebê, a Secretaria de Assistência Social leva até à comunidade conhecimentos que são aplicados nas crianças de 0 a 6 anos. São várias atividades apresentadas em escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBS), centros comunitários e hospitais. Eventos como o que ocorreu na Escola Municipal Josefa Dias da Silva, Setor Araguaína Sul, na tarde de ontem, 22.
 
As mamães que compareceram à escola se emocionaram com apresentações dos alunos com temas educacionais, como “Heróis da fruta”, “Tomando banho” e “Direito das Crianças”. Também palestras com nutricionistas, fonoaudiólogas, psicólogas, enfermeiras e mediadoras da atenção básica da Saúde. Houve ainda atividades de educação no trânsito da campanha Maio Amarelo, promovida pela Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT) e parceiros.
 
A dona de casa Raiane Gomes Costa, 29 anos, é mãe de três crianças, de 4, 5 e 9 anos. Na palestra ministrada pela psicóloga, ela afirmou que teve um esclarecimento para mudar algumas atitudes em casa. “Meus filhos são muito agitados. Eu e meu marido tentamos controla-los, mas entendi que o jeito que fazemos está errado. Por sermos jovens, gritamos muito com eles e isso acaba os deixando mais agitados. Essa postura será mudada, agora”.
 
Aniversário
A pequena Alice Lopes de Souza Campos, que foi a bebê prefeita 2017/2018, completou um ano nesta terça-feira, 23, e ganhou uma festa de aniversário com ensaio fotográfico.
 
A mamãe Marcélia Campos da Silva contou que também aprendeu com as palestras da 3ª Semana do Bebê. “Eu dei comida para a Alice muito cedo, com seis meses de vida. A nutricionista explicou que o certo é só depois dos nove meses. Com meu próximo filho, já não vou errar mais”.
 
A também mamãe Ana Maria Câmara, 37 anos, diz que na época do parto de Marianna, que já tem sete anos, brigou para fazer o parto normal e não teve nenhum acompanhante durante o nascimento da filha. “Hoje, seria diferente. Eu não sabia das leis de parto humanizado, seria muito mais fácil ter conseguido o parto normal se tivesse conhecimento da lei. Também teria o marido ao meu lado no momento do nascimento de nossa filha. Ele iria ver como é”.
 
Programação
A 3ª Semana do Bebê segue com diversas atividades até a próxima sexta-feira, 25. São palestras, brincadeiras, rodas de conversa, oficinas, exposições fotográficas, promoção em saúde e plantio de árvores.
 
Dia 23 (quarta-feira)
7h30 – Roda de Conversa: “Puericultura/Teste do Pezinho” - UBS Ponte
7h30 – Roda de Conversa: “Amamentação e Alimentação Complementar” - UBS Raimundo Gomes (Setor Maracanã)
8h – Palestras - CEI Municipal Tereza Hilário Ribeiro
8h –  Palestra “O desenvolvimento Psicológico do Bebê” - CRAS I (Céu Azul)
8h30 – Palestra “A Participação da Família na Escola” - CEI Glória Morais
9h – Roda de conversa sobre a Família Acolhedora - UBS Couto Magalhães
10h – Palestra “Depressão Pós-Parto” - Hospital Dom Orione
14h30 – Oficinas e brincadeiras - Casa Ana Caroline Tenório Lima
16h – Palestra “Filhos: Estabelecer limites sem ferir, e aumentando o desenvolvimento escolar” - CRAS II (Araguaína Sul)
16h – Palestra “Primeiros Socorros a criança de 0 a 06 anos” - Escola Municipal José Ferreira Barros
19h – Palestra “Cuidados com a Audição na 1ª Infância” – Instituto Carlos Chagas
 
Dia 24 (quinta-feira)
7h30 – Roda de Conversa: “Cuidados com o Recém-Nascido” - UBS Dantas
7h30 – Roda de Conversa: “Amamentação e alimentação complementar” - UBS JK
7h30 – Roda de Conversa: “Depressão pós-parto” - UBS Nova Araguaína
7h30 – Roda de Conversa: “Depressão pós-parto.” - Araguaína Sul
8h – Palestras e exposições - CEI Municipal William Castelo Branco
8h30 – Palestra “Erradicação do Trabalho Infantil” - CEI Normando Sousa Linhares
8h30 – Palestra “Prevenção e Cuidados com a Verminose” e artes - Escola Santa Rosa (Água Amarela)
9h – Roda de Conversa sobre Família Acolhedora - UBS Doutor Francisco
10h20 – Escola Estadual Modelo
14h – Palestra: “Álcool e Drogas” às turmas do 8º ano - Escola Estadual Modelo
15h30 – Atividades físicas - CEI Gloria Morais
 
Dia 25 (sexta-feira)
7h30 – Roda de conversa: “Cuidados com o recém-nascido” – UBS José Rezende (Setor Alto Bonito)
8h – Palestra: “Adolescência, sexualidade e gravidez” – Escola Estadual José Bezerra de Menezes
8h – Palestra “Os benefícios e malefícios da tecnologia no desenvolvimento infantil” – CRAS 3 (Lago Azul)
16h – Encerramento da Semana com palestras, pintura fácil, espaço criança, peça teatral, oficina de karatê, atividade lúdica, promoção em saúde e plantio de árvore - Parque Cimba


São várias atividades apresentadas em escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBS), centros comunitários e hospitais

Informações da Prefeitura
Prefeitura Municipal de Araguaína TO
Palácio Tancredo Neves, Rua 25 de Dezembro, 52 - Centro
CEP 77804-030, Araguaína - Tocantins.
Telefone de Contato: (63) 3412-5572
Serviços
Serviços por público alvo
Minhas Solicitações
Canais de Atendimento
Fale Conosco
Galeria de Aplicativos
Notícias
2025
2024
2023
2022
2021
2018
Cidadão
Empresas
Servidor
Turismo Araguaína
Portal
O Prefeito
Telefones Úteis
Downloads
OUVIDORIA DO SUS DE ARAGUAÍNA/TO 156
VTN Municipal de Araguaina
Radares ASTT
Controle de Estoque Farmácias
Leilão Público Araguaína 2023
Formulário de Inscrição da Lei Paulo Gustavo
Concurso Municipal São João do Cerrado
Código de Edificações do Município
Lei Paulo Gustavo
Aldir Blanc
Premiação São João do Cerrado
Qualidade das Águas – Balneabilidade em Araguaína (TO)

Redes Sociais

Prefeitura de Araguaína Prefeitura de Araguaína
Fale Agora Refazer a busca

Link Flutuante