Sistema se tornará gratuito para o Município, desenvolvido pelo Ministério; durante transição, o agendamento de consultas deve ser feito nas Unidades Básicas de Saúde
Por: Gláucia Mendes - Foto/Crédito: Marcos Filho Sandes
O 0800 da Saúde de Araguaína agora em transição para um novo software, desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS), do Governo Federal, o sistema migrará do terceirizado para o público, ou seja, continuará gratuito para a comunidade e passará a ser custeado pelo Ministério, em vez do Município.
Durante o período de migração, o call center ficará fora do ar e a marcação de consultas precisará ser feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
“A equipe da Tecnologia da Informação (TI) da Secretaria Municipal da Saúde esteve em Brasília para melhor conhecer o novo sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do Ministério da Saúde.” Disse o secretário da Saúde, Jean Luís Coutinho.
O secretário acrescenta que a equipe está realizando a migração neste mês de julho, quando muitas pessoas viajam e diminuem os atendimentos nas UBS, para não prejudicar os atendimentos à comunidade.
O coordenador de tecnologia de informação, da Secretaria da Saúde, Adenauer Maciel Lázaro de Almeida explicou que na viagem a Brasília apresentaram a realidade do Município. “Utilizamos um sistema terceirizado o Fly Saúde, com a migração para o PEC, vamos ter mais agilidade nos atendimentos e as demandas nos agendamentos de consultas será ainda mais prática”.
Call Center
O call center para o agendamento de consultas pelo 0800 641 2200, funciona em uma sala na Secretaria Municipal da Saúde e está sendo interligado com todas as unidades básicas de saúde (UBS). Desde a implantação em junho de 2016, o sistema garantiu agilidade no agendamento de consultas em Araguaína. Mais de 90 mil consultas já foram agendadas por telefone.
Todas as UBS do Município são informatizadas e os agentes comunitários de saúde possuem tablets para facilitar o atendimento aos usuários.