Falta de documentos em mãos no momento da ligação causa demora e gera prejuízos aos cofres públicos
Por Mara Santos
A Prefeitura de Araguaína orienta os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que estejam portando os documentos necessários para o agendamento de consultas através do 0800 da Saúde. A falta de documentos em mãos nos momentos da ligação tem gerado transtornos aos usuários, com a demora no atendimento, e prejuízos aos cofres públicos.
De acordo com o superintendente da Atenção Básica, Murilo Bastos, é elevado o número de usuários que faz a ligação sem os documentos e permanecem na linha enquanto os localiza. “O Município arca com o custo das ligações para garantir a gratuidade aos usuários. Se a ligação é oriunda de telefone celular, fica ainda mais caro”, explicou.
O usuário pode realizar o agendamento de consulta gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, através de telefone fixo ou celular, pelo 0800 401 2200.
Documentos
Os documentos necessários no momento do agendamento são: cartão SUS, CPF e número do cadastro no sistema Fly-Saúde, que é feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
O cadastramento no Fly-Saúde continua sendo feito nas UBS. Para efetuá-lo, o usuário deve levar todos os documentos pessoais: Cadastro de Pessoa Física (CPF), Registro Geral (RG), comprovante de residência e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Para cadastrar crianças, a certidão de nascimento também deverá ser apresentada.
0800 da Saúde
Implantado em junho de 2016, o 0800 da Saúde realiza o agendamento de consultas com clínicos gerais, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O sistema é interligado às UBS e conta um call center formado por 12 atendentes capacitados para efetuar o agendamento de uma média mensal de cerca de 15 mil consultas.