A ação de retirada de lixo e mato alto está prevista para iniciar no próximo dia 8 de janeiro. Em 2016, foram identificados mais de 230 lotes particulares em 13 bairros
Por: Gláucia Mendes/ Foto: Marcos Filho/Ascom
Com o objetivo de garantir a saúde pública dos araguainenses, a Prefeitura realizará limpeza em lotes baldios que estão com mato alto e entulhos em vários setores da cidade. A ação está prevista para iniciar dia 8 de janeiro de 2018, prazo para que os proprietários realizem a limpeza. A realização dos serviços nos lotes particulares será cobrada, conforme notificação publicada no Diário Oficial do Município do dia 12 de dezembro.
A limpeza é necessária já que, neste período do ano, quando há mais chuvas na região, podem aumentar focos de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças, como zika e chikungunya.
Em 2016, foram identificados 234 lotes, localizados em 13 bairros, com mato alto e entulhos. Para este ano, através das notificações, já está sendo feito um novo levantamento. Alguns donos de imóveis residem em outras cidades, por esse motivo, as equipes ainda estão catalogando os locais onde serão realizados os serviços.
Notificação
O proprietário que for identificado com lotes baldios trazendo risco à saúde pública, com mato alto e entulhos, é autuado e recebe uma notificação, de acordo com a gravidade da situação e o tamanho do terreno.
Os próprios moradores também podem colaborar na denúncia de lotes baldios sem limpeza pelos telefones 3411-5639 (Demupe) e 3411-7076 (Departamento de Limpeza Pública). Para denúncias sobre focos do mosquito Aedes, o contato é pelo 0800 646 7020 (Centro de Controle de Zoonoses - CCZ).
Dados das doenças