Trabalhando há um ano e meio no Centro Municipal de Fisioterapia, Athos Oliveira Angelos destaca que a segurança do ambiente é que faz o paciente se readaptar
Por: Gláucia Mendes
Foto: Marcos Filho
Na próxima sexta-feira, 13, comemora-se o Dia Nacional do Fisioterapeuta. Athos Oliveira Angelos, que atua no Centro Municipal de Fisioterapia Rivaldo Ferreira Miranda, única clínica pública na especialidade no Tocantins, conta que voltar a andar após um acidente o fez escolher sua profissão. Para ele, a paixão pela fisioterapia trouxe realização e é exemplo para outros jovens araguainenses que buscam satisfação aliada a trabalho.
“Em 2008, eu sofri um acidente de moto e tive trauma nos joelhos. A partir desse trauma fiquei sem andar por dois meses precisando então fazer algumas sessões de fisioterapia e, durante o serviço do profissional, achei muito interessante e fui me interessando pelo assunto”, relembrou.
O fisioterapeuta destacou ainda que após esse tratamento voltou a andar. “Comecei então a fazer algumas pesquisas, optando por fazer então a graduação. Logo após a conclusão na Pontifícia Universidade Católica, de Goiânia, fiz alguns cursos para depois exercer a profissão. No Centro de Fisioterapia estou atuando há um ano e meio estou muito feliz, me sinto realizado na profissão que escolhi”.
Ambiente seguro
Athos citou ainda que o paciente precisa estar em um ambiente que se sente seguro para que o tratamento seja eficaz. “Querer se readaptar e ficar bom é o primeiro passo para que o paciente fique bom logo. Eu procuro demonstrar que as sessões são importantes e o que que vai melhorar com a fisioterapia, no seu cotidiano e nas atividades diárias”.
Realizando um tratamento de tendinite há 20 dias na clínica púbica, a auxiliar de cozinha Maria de Jesus Sales contou que já se sente bem melhor e as dores diminuíram. “Eu gosto de ser atendida pelo fisioterapeuta Athos, ele conversa comigo, me passa segurança e com o tratamento estou me sentindo bem melhor”, frisou.
Centro de Fisioterapia
O Centro Municipal de Fisioterapia é o único do Tocantins que oferece além de fisioterapia acupuntura como tratamento aos pacientes. O centro conta hoje com cinco fisioterapeutas e um acupunturista.
Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. Em média são realizadas 24 sessões por dia; 16 pela manhã e oito no período da tarde. Desde a inauguração, em junho de 2015, já foram realizados 12.079 atendimentos e o centro conta com 1.376 pacientes cadastrados. Atualmente, 132 pessoas estão em tratamento na clínica.
Os serviços de fisioterapia estão disponíveis a usuários com dificuldades de locomoção, portadores de agravos-ortopédicos (vítimas de acidente, problemas na coluna, hérnia de disco, entre outros), pacientes com problemas mentais e com dificuldades para respirar, bem como tratamento preventivo para reeducação de postura e idosos.
A unidade atende desde a parte de prevenção até a parte do pós-operatório, cirurgias, traumas neurológicos e acidente vascular cerebral (AVC). O encaminhamento é feito nas unidades básicas de saúde.
O Centro de Fisioterapia fica localizado na Rua José Elias, s/n, Bairro São João. Para mais informações, os moradores podem entrar em contato pelos telefones 3411 5642 e 0800 641 2200.