Construída com areia dragada de áreas de assoreamento de córregos afluentes do Rio Lontra, ilha contará com restaurante
Mara Santos | Foto: Marcos Filho
O novo cartão postal de Araguaína continua sendo aperfeiçoado. Inaugurada no aniversário da cidade, no último dia 14, a Via Lago agora ganhará uma ilha artificial, que já começa a se tornar visível e chama a atenção de visitantes e transeuntes. A ilha está sendo construída com areia extraída, por meio de dragas, de áreas de assoreamento de córregos que compõem a bacia do Rio Lontra, cujo represamento deu origem ao Lago Azul.
Com uma área total prevista em 20.000 m², a ilha contará com um restaurante com 253 m². O restaurante terá um salão com capacidade estimada em 200 mesas, área de atendimento, cozinha, banheiros com acessibilidade, área de serviço, depósito e área frigorífica. Com cobertura natural em palhas da palmeira piaçava, o local proporcionará conforto térmico aos visitantes.
O acesso se dará através de uma passarela para pedestres, construída a partir das proximidades do monumento inaugural da via. A passarela terá extensão de 96,1 metros.
Mais lazer
Além da ilha, a Via Lago contará com dois quiosques, sendo o primeiro próximo à segunda rotatória e o segundo próximo à ponte. O primeiro quiosque, geminado, terá área de 45 m² e será composto por varanda, dois banheiros com acessibilidade, balcão de atendimento e depósito. O segundo terá área de 31,4 m² e também contará com banheiros, varanda, área de atendimento e depósito.
"Estamos também com a parceria público-privada para a canalização do Córrego Neblina em uma grande área, onde será construído o Centro de Convenções e uma parceria também que tem como contrapartida a construção do Centro Administrativo do Município”, afirmou o prefeito Ronaldo Dimas.