Oito secretários permanecem nos cargos enquanto outros quatro são novos. Prefeito destacou os prêmios conquistados e pediu aos novos secretários que ampliem os resultados de excelência
Por Mara Santos
Os nomes que estarão à frente das secretarias municipais foram anunciados na tarde desta segunda-feira, 02, durante coletiva de imprensa realizada no gabinete da Prefeitura. Dentre os doze secretários da gestão anterior, oito permanecerão à frente das pastas, são eles: Jocirley de Oliveira (Educação, Cultura, Esporte e Lazer), Jean Luís Coutinho (Saúde), José da Guia (Assistência Social, Trabalho e Habitação), Simão Moura (Infraestrutura), Wagner Rodrigues (Gabinete), Fabiano Souza (Fazenda), Mariana Cardoso (Controladoria) e Júlio Sampaio (Captação e Gestão de Recursos).
“Vários vão permanecer porque têm tido bastante eficiência, muita seriedade na condução dos trabalhos, a cidade evoluiu não fruto somente da minha gestão pessoal, mas da gestão compartilhada que a gente tem. E claro, também, de todos os funcionários e servidores do município. Boa parte permanece e alguns vêm se somar a estes que já estavam exercendo a função”, declarou Dimas.
Os novos secretários são Joaquim Quinta Neto (Administração), Gustavo Fidalgo (Procuradoria), Ângelo Marzola Júnior (Planejamento, Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico), Edmones Galdino (Governo).
Dentre as três autarquias municipais, apenas Instituto de Previdência e Assistência aos Servidores do Município de Araguaína (IMPAR) se manteve sob o comando de Carlos Murad. A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AMTT) passa a ser presidida por Fábio Astolfi e a Fundação de Atividade Municipal Comunitária (FUNAMC) ainda não teve seu titular anunciado.
“Essas mudanças às vezes são salutares e vão ocorrer muitas mudanças agora em relação ao segundo escalão, a gente vai dar uma ‘mexida na máquina’ tirar daquela famosa zona de conforto para que as pessoas se dediquem ainda mais”, pontuou o prefeito.
Em reunião com os secretários, logo após a coletiva de imprensa, o prefeito destacou os prêmios conquistados durante a gestão passada e pediu aos novos secretários que ampliem os resultados de excelência.
Perfis dos secretários e presidentes
Secretaria Municipal da Administração - Joaquim Quinta Neto
Formado em Direito, já atuou como bancário, assessor jurídico e superintendente de Assentamentos e Agricultura Familiar da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Agrário e Regularização Fundiária. Atualmente é secretário geral do Partido Social Democrático (PSD) e possui um escritório de advocacia na cidade. Foi secretário do Desenvolvimento Social em 2015 e, após a fusão das secretarias, passou a ser secretário do Planejamento, Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Araguaína, onde atuou até abril de 2016.
Procuradoria Municipal - Gustavo Fidalgo
Graduado em Direto pela Universidade de Uberaba em 2000, pós-graduado em processo civil e direito civil pela Fadivale, advogado militante e inscrito na OAB Tocantins desde 2001; foi advogado do Sistema FIETO de 2001 a 2012, prestou serviço pra vários municípios do Estado como Gurupi, Santa Rosa, Pedro Afonso, Lizarda, Novo Acordo; foi professor das Faculdades Objetivo e FAPAL de 2004 a 2007; membro titular do Conselho do Contribuinte Contencioso Tributário do Estado do Tributário por um mandato; foi Procurador Geral Adjunto do Município de Araguaína de 2013 a meados de 2015 e Presidente da Agência Municipal de Transportes e Trânsito de Araguaína - AMTT desde sua criação em 2014.
Secretaria Municipal do Planejamento, Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico - Ângelo Marzola Júnior
Cursou Zootecnia, Direito e Logística. Foi presidente do Sindicato Rural de Araguaína, do Fundo para o Desenvolvimento do Agronegócio (Fundeagro), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Federal da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET), deputado federal e secretário estadual da Agricultura.
Secretaria Municipal de Governo - Edmones Galdino (Xeroso)
Bacharel em Ciências Contábeis e Direito pelo Instituto Tocantinense Antônio Carlos (ITPAC). Foi assistente administrativo na Receita estadual e na Prefeitura de Araguaína; assessor de gabinete do governador Moisés Avelino, do deputado federal Edmundo Galdino, senador João Ribeiro, senador Eduardo Siqueira Campos e atuou ainda como assessor na Secretaria Estadual das Cidades na gestão do então secretário Ronaldo Dimas. Foi vereador por quatro mandatos (1993-1997, 1998-2002, 2002-2006 e 2013-2016).
Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer - Jocirley de Oliveira
Graduado em Geografia, História e Pedagogia, tem especialização em Planejamento Educacional, Orientação Educacional e Gestão Pública, além de Mestrado em Ciências da Educação e em Educação pela UFT. Foi professor do Ensino Fundamental, Ensino Médio, graduação e pós-graduação e diretor da Escola Municipal Dr. Simão Lutz Kossobutizk. É secretário da Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Araguaína desde 2013 e nesse mesmo período foi presidente por dois mandatos da União Nacional dos Secretários Municipais de Educação - Regional Tocantins (UNDIME).
Secretaria da Saúde - Jean Luís Coutinho
Advogado, formado pela Faculdade Católica Dom Orione de Araguaína em 2011. Exerceu a advocacia em escritórios locais (2011-2012) e a função de assessor jurídico na Secretaria Municipal de Saúde (2013 a 2014). É secretário de Saúde de Araguaína desde 2014.
Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação - José da Guia
Formado em Letras pela Unitins e pós-graduado em Gestão Educacional. Foi membro da Comissão Regional de Avaliação Prêmio Gestão e da Comissão Regional no Processo Seletivo de Coordenadores e Gestores Escolares; foi coordenador regional administrativo e financeiro na Diretoria Regional de Ensino de Araguaína e também diretor regional do órgão. Foi superintendente de Proteção Social Especial na Secretaria Municipal do Trabalho e Ação Social e é secretário da Assistência Social, Trabalho e Habitação desde agosto de 2015.
Secretaria da Infraestrutura - Simão Moura
Graduado em Engenharia Civil, atua nas áreas de Engenharia de Planejamento e Engenharia de Produção. Foi assessor parlamentar do então deputado federal Ronaldo Dimas na área de projetos. Trabalhou na implantação e melhoria do sistema de abastecimento de água de Gurupi. Participou da construção de diversos edifícios e estradas nos Estados de Goiás e Tocantins. É secretário da Infraestrutura de Araguaína desde 2013.
Secretaria de Gabinete - Wagner Rodrigues
Graduado com larga experiência na gestão pública. Foi Secretário Parlamentar da Câmara dos Deputados entre 2003 e 2012. Tem experiência no Orçamento Geral da União de 2003 a 2012, Serviços de Elaboração de Emendas e Acompanhamento Orçamentário – Câmara dos Deputados e Ministérios entre 2003 e 2006. Também foi coordenador regional da Área de Negócios do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Tocantins – FIETO/SESI/SENAI – 1999 a 2001. Possui formação em Orçamento Público: gestão financeira, elaboração de emendas, execuções orçamentárias e receitas oriundas de impostos. É secretário-chefe de Gabinete de Araguaína desde 2013.
Secretaria da Fazenda - Fabiano Souza
Formado em Ciências Contábeis, pós-graduando no MBA de Projetos e Cidades da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócios também pela UFT. Foi diretor de Desenvolvimento Regional na Secretaria das Cidades e do Desenvolvimento Urbano; diretor de Ciretrans do Departamento de Trânsito do Estado do Tocantins (Detran-TO); consultor de Negócios e de Gestão Pública da KRP Consultoria e também secretário executivo do Consórcio Intermunicipal do Centro Norte do Município de Araguaína. Foi coordenador e responsável pela elaboração e diálogo com outros órgãos estaduais e segmentos da sociedade na elaboração do PPA 2012-2015 da Secretaria das Cidades do Tocantins, buscando o alinhamento das iniciativas e ações da secretaria para com os objetivos estratégicos do Estado. É secretário da Fazenda de Araguaína desde janeiro de 2015.
Controladoria Municipal - Mariana Cardoso
Graduada em Direito e pós-graduada em Direito Administrativo, possui conhecimento nas áreas de Licitação, Sistema de Fiscalização e Controle do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins e Elaboração de Relatórios e Pareceres para Órgãos Públicos. Atuou na Escrituraria no Cartório do 1º Ofício de Notas da Cidade de Araguaína, bem como Assessora Especial no Tribunal de Contas do Estado do Tocantins e Assessora Jurídica no Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins. É controladora da Prefeitura de Araguaína desde 2013.
Secretaria Municipal de Captação e Gestão de Recursos - Júlio César Sampaio
Graduado em Administração, ocupou os cargos de coordenador de informática, diretor de Tecnologia da Informação, diretor de Ciência e Tecnologia e diretor de gestão no Governo do Estado do Tocantins. Também foi Superintendente de Captação de Recursos e Integração Regional da Secretaria das Cidades e do Desenvolvimento Urbano. É secretário de Captação e Gestão de Recursos desde 2013.
Instituto de Previdência e Assistência aos Servidores do Município de Araguaína (impar) - Carlos Murad
Graduado em Administração de Empresas, assessora o prefeito eleito desde 1998, na FIETO, na Câmara dos Deputados e na Secretaria das Cidades. É presidente do IMPAR desde 2013.
Agência Municipal de Transporte e Trânsito (amtt) - Fábio Astolfi
Graduado em Direito pelo Centro Universitário de Rio Preto (1997), desde então atuando diretamente na área, seja como advogado ou servidor público. Exerceu o cargo de Chefe do Núcleo Setorial do Controle Interno, na Secretaria Estadual das Cidades e do Desenvolvimento Urbano. Possui experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e Direito Tributário, com Pós-Graduações em Direito Tributário (2012) e Direito Tributário Municipal (2016). De 2013 a 2016 assessorou juridicamente a Secretaria da Fazenda.