Aulas que eram realizadas em barracão coberto de palha agora são ministradas com estrutura de qualidade, salas climatizadas, carteiras e mesas adaptadas
Por: Gláucia Mendes
Foto: Marcos Filho
Com a presença do prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, e várias autoridades, moradores do Distrito Novo Horizonte receberam na manhã desta segunda-feira, 24, a primeira creche-escola de Araguaína. O Centro de Educação Infantil (CEI) José Xavier e a Escola Dom Cornélio Chizzini inaugurada hoje, já está em funcionamento, com 440 alunos.
Quem estudava na antiga escola do distrito comemora o desenvolvimento. “Tive dois filhos que estudaram na antiga escola, que funcionava em uma igreja. Tudo era muito precário, apenas três salas e a quadra, era um barracão coberto de palha. Agora tenho três netos que estão estudando aqui e isso muito me orgulha, quanto espaço e tudo tão lindo e novinho”, comentou a dona de casa Francisca Aparecida da Silva.
A professora Kátia Cilene Leite, que atua na profissão há 16 anos, trabalhou na antiga escola. “É uma grande conquista para comunidade e para nós que atuamos na sala de aula. Ficamos muito contentes de poder participar desse desenvolvimento, ver com nossos olhos como era antes e como é agora”, pontuou.
Transformação
Dimas destacou que a escola-creche seguiu critérios de construção de alto padrão classificados como Tipo B, pelo Ministério da Educação, e lembrou que todas as salas são climatizadas. “Crianças têm que ter vontade de ir pra escola. E um lugar agradável, onde se sentem acolhida, por professores e diretores faz toda a diferença”, frisou
Dimas acrescentou que a educação de qualidade é prioridade da gestão. “O nosso maior investimento é na educação e eu tenho convicção que crianças bem-educadas, orientadas dentro de padrões pedagógicos, vão propiciar um futuro melhor para nossa cidade, uma transformação real”, disse.
Novos horizontes
Presente no evento, a deputada estadual Luana Ribeiro lembrou que tão importante ver um filho estudando, vê-lo trabalhando e que no distrito deve haver também geração de renda para as famílias. “A semente está sendo lançada aqui hoje e com certeza dará muitos frutos, porque o que soma na sociedade é uma boa educação”, completou.
Dimas reforçou que a Assistência Social irá oferecer cursos profissionalizantes no local em horários que não haverá aula, qualificando a comunidade.
Homenagem
O deputado estadual Elenil da Penha lembrou que a escolha do nome foi muito acertada, visto que José Xavier foi um pioneiro do Distrito. “Ele deixou sua contribuição neste local. E eu que já fui cobrar de coletivo e passava por essa rota todos os dias, conheço a realidade desse povo tão sofrido. Todas as conquistas são merecidas, essa escola é referência e vou continuar lutando para que outras obras cheguem até aqui”, frisou.
Ainda participaram do evento o secretário municipal da Educação, Jocirley Oliveira, o presidente da Câmara, Marcus Marcelo, vereadores, secretários e outras autoridades.
Estrutura
A creche-escola conta com salas amplas, carteiras e mesas adequadas para as crianças, refeitório, banheiros, brinquedos na área interna, almoxarifado, cozinha industrial, secretaria, sala de professores e área gramada externa. Na estrutura, as crianças contam ainda com 14 banheiros adaptados, com acessibilidade.
O Município atende 7.230 mil crianças em 30 creches e Dimas entregará, além de creches novas, a reconstrução de outras 24 unidades da Educação Infantil até o final de 2020.
Avanços na Educação
Em quatro anos, foram investidos mais de R$ 12,5 milhões na Educação de Araguaína entre recursos federais e municipais. Foram ampliadas e reformadas 18 unidades de ensino, cinco reconstruídas e sete novas foram entregues para a comunidade com padrão de excelência.
Todas as salas de aula da Rede Municipal urbana e rural contam com salas climatizadas.