Ações de panfletagem foram realizadas durante a manhã em vários bairros da cidade. Às 16 horas, acontecem blitzen educativas na Praça das Bandeiras, avenidas Filadélfia, Cônego João Lima e José de Brito
Por: Gláucia Mendes
Foto: Marcos Filho
Neste 12 de junho, em todo o mundo são realizadas várias ações contra o trabalho infantil. Em Araguaína, dentre as atividades está acontecendo hoje distribuição de panfletos em vários setores da cidade e às 16 horas acontecem também Blitzen educativas na Praça das Bandeiras e avenidas Filadélfia, Cônego João Lima e José de Brito, esquina com a Avenida Marginal Neblina.
De acordo com a orientadora social Mairla Bilho, crianças em todo o Brasil e no Mundo ainda estão trabalhando, mesmo com tantas campanhas. “Isto nos deixa tristes, elas não estão tendo os seus direitos à educação, saúde e lazer respeitados”, disse.
A orientadora explicou que o trabalho infantil é todo aquele onde a criança ou adolescente realiza alguma atividade que atrapalha seu rendimento escolar, que a impeça de ir à escola ou de brincar, como vender balas ou picolé. “Já o trabalho infantil doméstico é aquele que coloca em risco a vida da criança e do adolescente dentro de casa, como passar roupa por exemplo. Algumas meninas são submetidas a realizar as tarefas domésticas muito cedo e saem da escola por isso”, explicou.
O aposentado Antônio José da Cunha, de 78 anos, vende verduras no Mercado Municipal para complementar a renda da família, ele contou que trabalhou desde criança. “Na minha época, eu pegava no pesado desde muito pequeno e era trabalho duro na roça, eu tenho netos e vou observar o que elas disseram que crianças não podem trabalhar”, contou.
As ações são realizadas pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Assistência Social e parceiros, como o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e Sistema Nacional de Emprego (SINE).
A data
O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil celebrado hoje 12 de junho, foi criado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002. Este ano dedicado ao tema “Trabalho Infantil em Conflitos e Catástrofes.
O objetivo é de alertar a população para o facto de muitas crianças serem obrigadas a trabalhar diariamente quando deveriam estar na escola a aprender e a construir um futuro melhor para si e para as suas famílias.
Programação
Dia 12 (segunda-feira)
16h – Blitzen educativas (Praça das Bandeiras, Avenida Filadélfia, Avenida Cônego João Lima; Avenida José de Brito esquina com a Avenida Marginal Neblina.
Dia 13 (terça-feira)
9h – Palestras educativas (CRAS 1, Setor Céu Azul);
15h – Palestras educativas (CRAS, Residencial Lago Azul).