O Município empregou 1.009 novas pessoas com carteira assinada em agosto de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged); quase o total do Estado, 1.115
Por Thatiane Cunha | Foto: Marcos Filho/Ascom
A Capital Econômica do Tocantins também é a cidade que mais emprega no Estado. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Araguaína teve saldo positivo de 1.009 novos empregos com carteira assinada em agosto, quase o total de empregos gerados no Estado, que foi de 1.115 novas vagas formais. O levantamento divulgado na semana passada pelo Ministério do Trabalho é feito entre os municípios com mais de 30 mil habitantes.
Araguaína foi o município que mais empregou, seguido por Palmas (202) e Gurupi (37). O setor de serviços foi o principal responsável pelo avanço no estado, com a abertura de 1.035 novas vagas. O comércio foi o segundo que mais gerou novos empregos (338). A indústria teve 32 novos empregos formais e na extrativa mineral foram 13 novas vagas.
Capital Econômica
Há alguns anos, Araguaína era conhecida como a Capital do Boi Gordo, devido sua economia estar vinculada à pecuária. Hoje, com o desenvolvimento e o fortalecimento dos outros setores, pode-se afirmar que a cidade é a Capital Econômica do Tocantins e celeiro de oportunidades para novas empresas. O Município conta hoje com infraestrutura, localização estratégica, economia forte e é referência na Educação e Saúde.
Empresas de ramos diferentes se instalam, abrindo novas vagas de empregos, gerando renda e oferecendo diversos serviços para a população que mora na cidade e região. Franquias da cidade vêm se expandindo e variados ramos de negócios se instalam em Araguaína com o objetivo de investir na região, gerando emprego, renda e trazendo inovações para diversas áreas.
Nova cara
Nos últimos quatro anos, a infraestrutura da cidade tomou um novo rumo, com ações planejadas e investimentos que trouxeram uma nova cara para o Município. Houve investimento em mobilidade, acessibilidade e segurança no trânsito de toda a cidade, com a reconstrução de vias, pavimentação de mais de 300 km, implantação de ciclovia, sinalização, além da reorganização do tráfego, com a modificação do sentido de algumas ruas e avenidas.
A cidade conta com um aeroporto que tem voos diários para a capital tocantinense, possibilitando a vinda de empresários de outras cidades e capitais.
Localização estratégica
Araguaína fica no corredor logístico para o escoamento da produção agrícola da região Centro-Oeste do País, tendo além de rodovias estaduais e federais, a Ferrovia Norte-Sul e está também na região de hidrovias Araguaia-Tocantins.