Desenvolvendo várias ações para conscientização e preservação do meio ambiente, Município destaca-se na reutilização e destinação de pneus na construção de horta orgânica em escolas municipais e outros projetos
Por Joselita Matos
Com projetos empreendedores e que estimulam a consciência ambiental envolvendo a comunidade, a Prefeitura de Araguaína recebeu o Troféu Cidade Sustentável na 1ª Edição do Prêmio Mérito Ambiental, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. A premiação foi entregue nesta segunda-feira, 5, em Palmas.
A secretária estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Meire Carreira, elogiou o projeto afirmando que o exemplo de Araguaína tenha repercussão nos demais municípios, e que todos passem a fazer a mesma prática. A superintendente do Meio Ambiente de Araguaína, Luana Barbosa, recebeu a premiação em nome do prefeito Ronaldo Dimas.
O projeto de Araguaína, vencedor do Prêmio Mérito Ambiental, foi desenvolvido pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente. O objetivo é desenvolver ações conjuntas e integradas que visam proteger o meio ambiente e incentivar a prática de projetos sustentáveis, através do recolhimento e reutilização de pneus velhos em projetos de educação ambiental.
Outra ação é o projeto de construção de horta orgânica utilizando pneus usados em escolas e locais públicos.
Projetos
Desde 2013, a Prefeitura implantou o Ecoponto no Distrito Agroindustrial de Araguaína (Daiara). Mensalmente são retiradas aproximadamente três carretas carregadas de pneus do local, uma média de 20 toneladas por cada uma. Isto equivale a dois mil pneus de passeio ou 300 pneus de trator. Os pneus levados para o Ecoponto são levados por borracheiros, recapadores e descartados pelos moradores.
Outro projeto desenvolvido pela Prefeitura é a reutilização dos pneus para a implantação de hortas orgânicas em escolas municipais. Como é o caso da Escola Municipal Francisco Bueno, onde foi implantada a horta em 2015. Os alunos participaram ativamente da sua construção, estimulando-os na difusão das boas práticas ambientais e o resgate dos hábitos da comunidade de produzir alimentos para o autoconsumo. Toda a produtividade da horta é utilizada para elaboração das refeições dos estudantes na escola.
Meio Ambiente
Além desses projetos, o Município também desenvolve outras ações na parte ambiental. Desde 2013, a Prefeitura realiza um trabalho minucioso para catalogar mais de 140 nascentes que estão dentro do perímetro urbano.
A partir desse trabalho, estão sendo realizadas ações para a despoluição e recuperação dessas nascentes, promovendo também o envolvimento da comunidade sobre a importância da preservação ambiental desses locais e previstos parques e área de preservação ambiental, além do Parque Cimba.
Prêmio Mérito Ambiental
Ao todo, 54 projetos foram inscritos nas seguintes categorias: Comenda Jornalismo Ambiental (três outorgas a produções jornalísticas – textual, televisiva e radiofônica, com premiação do autor e veículo que realizou a publicação; Troféu Responsabilidade Ambiental (seis outorgas empresas, universidades, organizações não governamentais, associações, entidades civis e profissionais da área ambiental); Comenda Boas Práticas Sustentáveis (três outorgas a proprietários rurais ou agricultores familiares); Troféu Escola de Educação Ambiental (três outorgas a unidades escolares, públicas ou privadas); Troféu Cidade Sustentável (três outorgas para Gestões Municipais) e Troféu Mérito Ambiental (uma outorga a Comitê de Bacia Hidrográfica.
Programação Semana do Meio Ambiente
Dia 6 (terça-feira)
15h – Palestras na Escola Estadual José Aloísio Alves (Setor Anhanguera), sobre resíduos sólidos e descarte de pilhas e baterias.
Dia 7 (quarta-feira)
9h - Construção de horta orgânica com pneus usados na Casa de Apoio à Saúde Indígena – Casai (Setor Araguaína Sul).
Dia 8 (quinta-feira)
8h - Blitz educativa e distribuição de mudas (cruzamento entre a Avenida Castelo Branco e Rua Alfredo Nasser, Centro).