Segunda Semana do Bebê foi finalizada com mais de 70 atividades como ações sociais e recreativas, orientações jurídicas, oficinas de massagens, emissão de CPF e palestras educativas
Por Joselita Matos
Fotos: Marcos Filho
Com uma programação bastante diversificada, a 2ª Semana do Bebê foi finalizada na última sexta-feira, 26. Nos seis dias de eventos, mais de seis mil pessoas foram envolvidas em evento de acompanhamento da primeira infância com mais de 70 atividades como apresentações teatrais, ações sociais e recreativas, rodas de conversa, orientações jurídicas, oficina de massagens, emissão de CPF e palestras educativas em diversos bairros da cidade.
O diretor de Políticas Setoriais e coordenador da Semana do Bebê, Claudi Costa, comentou que o balanço foi positivo das ações realizadas ao longo da semana. Ressaltou ainda que a Prefeitura tem ações continuadas no acompanhamento da primeira infância no município.
“Essas ações são em caráter continuado, pois só teremos resultados positivos ao longo dos anos que vierem e nós temos essa preocupação, de fazer essas ações em caráter continuado ao longo dos anos. Nós temos que cuidar agora, para que possamos ter melhores cidadãos amanhã”, afirmou.
A dona de casa Keliane Araújo Andrade tem três filhos: João Guilherme, 11 anos, Isabela, 10, e Isadora de um ano e sete meses. Ela participou da solenidade de encerramento da Semana do Bebê e destacou a importância deste tipo de ação para as mães.
“É importante que ajuda as mães nos auxílios com as crianças, tem muitas mães de primeira viagem que tem muitas dúvidas, não sabem lidar com as crianças, não sabe agir corretamente diante do problema. E com essa Semana do Bebê, além das mães participarem mais ativamente da vida dos filhos elas conseguem entender melhor as necessidades e não deixar as crianças desamparadas”, disse.
Encerramento
A solenidade de encerramento foi realizada na Escola de Tempo Integral do Residencial Lago Azul. Para o secretário Jocirley de Oliveira, o encerramento da Semana do Bebê dentro de uma unidade de ensino mostra a importância do espaço na construção de um cidadão, garantindo os direitos os seus direitos desde a primeira infância.
“A escola é o segundo lar da criança. Então esse ambiente acolhedor que as nossas unidades de ensino têm são fundamentais para justamente fortalecer toda uma discussão, todo o trabalho que nós realizamos, no sentido de garantir os direitos que a criança na primeira infância tem”, afirmou o secretário.
Segundo Oliveira, essa ação na unidade de ensino mostra que espaço escolar é um espaço de construção cidadã, de garantias do direito da criança. “E que os pais devem se sentir acolhidos e confiantes no trabalho que as unidades de ensino realizam e que garantem as crianças da primeira infância toda a formação inicial cognitiva, social, cultural e, principalmente, de socialização”, completou.